Roteiro Hypeness

Ambiente bucólico a 50 km da capital é excelente opção para desestressar

por: Ellen Miranda

Querendo dar uma fugida da cidade grande? Se nenhuma dessas opções te interessou, temos mais uma: a Rota da Uva de Jundiaí. Um roteiro que promete te reconectar com a natureza e que com certeza vai fazer bem pra vocêNuma distância de pouco mais de 50km de São Paulo você pode aproveitar um ambiente bucólico com muita natureza, gastronomia local, gente simpática e vinícolas. 

Foto: Victor Vasques / Citrus Content Lab

Um roteiro repleto de vinícolas, adegas, restaurantes, fazendas e muita história. Marcada pela imigração italiana e pelo charme das videiras – a região concentra grande parte da produção de uvas e de vinhos de Jundiaí, e é possível sentir o sabor da tradição e do aconchego em cada canto.

Restaurante Spiandorello/ Divulgação

Ao chegar em uma adega é provável que você seja atendido pelos próprios donos do local, eles contam do processo de fabricação de seus produtos, das histórias de famílias e a sensação de ser bem-vindo é evidente em cada lugarzinho. 

A Rota da Uva completa conta com 10 adegas, 8 restaurantes e 7 lojas especiais, por isso é recomendado tirar um fim de semana para poder aproveitar bem as atrações sem pressa, afinal, estamos aqui para relaxar. 

Para os tradicionais, a Adega Fontebasso é produtora de vinhos coloniais com tradição de mais de 100 anos. No local ainda se produz vinho com a uva Corbina, trazida pela imigração. É uma das poucas propriedades que possui três gerações no trabalho. 

A Villa Brunholi é um prato cheio para qualquer visitante. Além de um café da manhã com mais de 80 itens o complexo conta com espaço infantil, mini-fazenda, museu do vinho e adega. Não deixe de experimentar a Cachaça Brunholi Premium Envelhecida, que conquistou a medalha de ouro na 16ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas.

Para quem quer sombra e água fresca o Restaurante Spiandorello é a pedida. Cercado de árvores enormes e bambuzais, o restaurante que completa 60 anos e é um dos mais tradicionais da Rota da Uva,  possui  um riacho que passa ao lado do estabelecimento se tornando o local perfeito para comer bem e descansar ouvindo o barulho do rio.

Outra parada que não pode ficar de fora é o restaurante O Italianão, conhecido pelos seus sabores únicos em pratos de frutos do mar e muito bem servidos. 

Se o seu negócio não é tanto o vinho, não se preocupe. A Cachaçaria Casa da Fazenda conta com 50 tipos de cachaças de diversos tipos e sabores. Localizada no piso superior da loja, você pode degustar quantas quiser e depois é só levar as preferidas para casa.  Tem cachaça de tudo que é fruta e é claro que não poderia faltar a cachaça com uva. Para quem gosta de preparar drinks com a bebida, recomendamos a cachaça com mel.

Para passear pela rota não existe certo ou errado, você pode ir de acordo com as atrações ou distância. Se você for em grupo o melhor é alugar uma van e aproveitar a rota sem se preocupar com o motorista da vez. Existe ainda a possibilidade de passear num simpático ônibus dos anos 70 e mergulhar de vez nesse ambiente nostálgico. Caso opte por um passeio guiado, saiba quem eles acontecem aos primeiros, terceiros e quartos sábados de todo mês, saindo da estação ferroviária de Jundiaí, por volta das 10h30 e custa R$25.

Um dos eventos mais conhecidos da cidade é a Festa da Uva de Jundiaí que teve a sua primeira comemoração realizada em 1934. Em 2019 a festa acontecem nos dias 17, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de janeiro e 1, 2 e 3 de fevereiro. Programe-se para curtir uma festa regada a vinhos, músicas e tradições.

Publicidade


Ellen Miranda
Mudou-se aos 12 anos para o Japão e descobriu o amor da sua vida: a Ásia. Meio nômade desde sempre, já morou na China e nas Filipinas. Adora cozinhar e viajar acima de todas as coisas. Jornalista por formação e apaixonada por internet, encontrou nas mídias sociais o melhor dos mundos.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casal dá a volta ao mundo com R$ 20 mil e inspira outros que têm o mesmo sonho