Sustentabilidade

Áreas úmidas do planeta estão desaparecendo três vezes mais rápido que florestas e isso é preocupante

por: Redação Hypeness

Você já ouviu falar sobre o desaparecimento das áreas úmidas do planeta?

Eu aposto que não, mas a verdade é que elas estão minguando a uma taxa três vezes mais rápida do que as florestas…

Um terço destas áreas úmidas desapareceu somente nos últimos 45 anos, segundo o estudo The Global Wetland Outlook, da Ramsar Convention on Wetlands.

Tá tudo bem se você não faz ideia sobre o que são estas chamadas áreas úmidas. Elas são bem isso que o nome sugere mesmo. Podem ser pântanos, charcos, turfas, lagoas, manguezais, recifes de corais, estuários…

São muitas as razões pelas quais estes ecossistemas estão diminuindo. Elas vão desde mudanças climáticas até o crescimento da população.

Porém, embora as tratemos com descaso, as zonas úmidas são cruciais para a vida na Terra. Elas são responsáveis por praticamente toda a nossa água potável, energia hidrelétrica e ainda ajudam a reter o carbono, regulando o aquecimento global. Se não bastasse, essas regiões também são lar de 40% das espécies vivas atualmente.

Além de divulgar a pesquisa como uma forma de alertar para este problema, a Ramsar Convention on Wetlands declarou que salvar estas regiões se tornou sua prioridade.  Mais de 2.300 locais foram colocados sob proteção e novas zonas devem ser incluídas em todo o mundo.

Publicidade

Foto em destaque: Abrget47j/Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mudanças climáticas podem acarretar complicações na gravidez, aponta estudo