Arte

Banksy lança mini doc mostrando como armou a destruição do stencil da ‘Menina com Balão’

Redação Hypeness - 18/10/2018

Com pompa e circunstância, o leilão envolvendo o quadro mais famoso de Bansky reuniu membros da classe alta britânica. Realizado no Sotheby’s, em Londres, o evento ficou marcado por mais uma ação surpreendente do artista misterioso.

Em meio aos aplausos de homens e mulheres endinheirados, o quadro Menina Com Balão tinha acabado de ser vendido pela bagatela de cinco milhões de reais. Eis que os sorrisos ganham tons de espanto quando, sem mais nem menos, a obra começa a ser triturada por uma máquina até então desconhecida. Escondido, Bansky apertou um botão e pronto, uma barra de rolagem picotou em pedaços a menina e seu balão.

“Algumas pessoas pensam que não o rasguei mesmo. Rasguei. Algumas pessoas pensam que a leiloeira estava a par. Não estava”, escreveu no Instagram.

A ideia era destruir a obra completamente, mas a máquina falhou

Bom, como estamos falando de Bansky, o artista resolveu divulgar os bastidores de sua ação questionadora. Dilacerando a garota e o balão mostra como a máquina foi instalada na parte de trás do quadro e claro, as reações horrorizadas dos ricos londrinos.

Só teve um problema, diferente dos ensaios, na hora H a máquina falhou e não conseguiu destruir a obra completamente. Isso fez com que o quadro se valorizasse ainda mais.

A alta sociedade e sua predileção por ter, ter, ter

O vídeo serve para conscientizar sobre a dicotomia entre arte e dinheiro. Em uma sociedade capitalista, os ricos bebedores de champanhe despejam rios de dinheiro em obras de arte só pelo prazer de tê-las em casa. O famoso ter para ser.

O conceito vai na contramão da proposta de Bansky – famoso por grafitar nos muros e em objetos públicos da Inglaterra. Assim como Kobra e Os Gêmeos, o britânico oferece uma criação artística acessível e longe dos muros da high society, seus vestidos e canapés.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Frida Kahlo: livro reúne pela 1ª vez obras completas da artista com pinturas raras e inéditas