Inspiração

Brasil leva quatro ouros em olimpíada de astronomia e reforça importância de investimento em ciência

por: Redação Hypeness

A delegação de estudantes brasileiros fez bonito na 10ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), realizada no Paraguai.

O evento aconteceu entre os dias 10 e 20 de outubro em Ayolas e os estudante levaram para casa quatro medalhas de ouro e uma de prata. Com isso, a equipe brasileira ficou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Tem mais recorde, o país tupiniquim se tornou o maior medalhista da história da competição. São 30 medalhas de ouro, 16 de prata e 4 de bronze.

Os campeões são Caio Nascimento Balreira, Katarine Emanuela Klitzke, Vinícius Rodrigues de Freitas, e Luã de Souza Santos. Gabriel Gandra levou prata.

Vamos investir em pesquisa, Brasil?

O caminho para o ouro é desafiador e as provas foram divididas em uma parte teórica mesclando as delegações e a prática, que exige o reconhecimento do céu e o manuseio de um telescópio. Os estudantes precisam inclusive construir foguetes com o auxílio de garrafas PET. Quem voar mais longe, ganha.

Os representantes brasileiros foram pinçados entre mais de 700 mil concorrentes do ensino fundamental e médio, que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA).

Falando em OBA, para participar, é necessário tem uma boa pontuação na competição. Após seletiva online, os candidatos passam por entrevistas presenciais.

O feito reforça a importância dos investimentos em pesquisa. Porém, não é o que vem acontecendo no Brasil ultimamente. Apenas no governo de Michel Temer (MDB), os cortes em investimentos no campo da ciência atingiram a marca de meio bilhão de reais.

Somente em fevereiro de 2018, o Ministério do Planejamento anunciou contingenciamento de R$ 16,2 bilhões no Orçamento da União previsto para 2018. Do total, cerca de R$ 447 milhões seriam investidos na ciência brasileira.

 

Publicidade

Foto: Júlio Klafke/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeira professora com down faz sucesso com crianças da rede pública na Argentina