Debate

Burger King faz analogia com hambúrguer para debater votos brancos e nulos

por: Redação Hypeness

O Burger King resolveu participar do processo eleitoral brasileiro. Não, a rede de fast food norte-americana não declarou apoiar nenhum candidato. Na verdade, a empresa criou uma peça publicitária para alertar sobre a importância de votar.

“Quando alguém escolhe no seu lugar, não dá pra reclamar do resultado”, diz o comercial.

O Burger King distribuiu um hambúrguer de cebola e maionese no lugar do Whopper. A ideia é alertar sobre a tão falada história do voto em branco. O filme assinado pela agência David aponta que não se posicionar é dar transferir para terceiros as decisões sobre o rumo do país.

O Burger King está promovendo uma grande reflexão sobre a importância do voto

Você já deve ter recebido correntes ou ouvido alguém falar que votar em branco é a saída para a realização de novas eleições. Fake news, na verdade, quando o eleitor vota em branco ou opta por anular, ele está se abstendo do processo eleitoral. Ou seja, o candidato será escolhido da mesma forma, só quem sem a sua anuência. Aliás, se o problema é a falta de representatividade, quem disse que vão surgir novas pessoas apenas se a eleição for anulada?

A campanha começou semana passada e foi filmada na frente da unidade do Burger King na Avenida Paulista. Os participantes receberam uma urna eletrônica personalizada e puderam escolher entre votar em branco ou em algum candidato. Ao final, quem votou em branco recebeu um pão com cebola e maionese.  

“Esse é o Whopper em Branco, um sanduíche com ingredientes escolhidos por outra pessoa. E quando alguém escolhe no seu lugar, não dá para reclamar do resultado”, explica outro trecho da propaganda.  

O Datafolha mostra que pelo menos 10% da população pretende votar nulo ou em branco nas eleições gerais que acontecem no próximo domingo (7).

“Somos uma rede profundamente inserida nos países onde atuamos e estamos atentos ao papel de promoção das responsabilidades sociais. Recebemos em nossos restaurantes aproximadamente 150 milhões de pessoas todos os anos, e isso nos possibilita ser uma antena da sociedade, antecipar tendências e fazer parte de mudanças importantes”, explicou Ariel Grunkraut, diretor de marketing e vendas.

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Foto: Divulgação


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