Cobertura Hypeness

Chocolate Week propõe releituras de doces clássicos brasileiros e o resultado é de babar

por: Gabriela Rassy

Quando a gente pensa em doces da infância, alguns clássicos logo vêm à mente. Quando era adolescente, a primeira coisa que aprendi a fazer na cozinha foi brigadeiro. Antes mesmo do ovinho frito ou do arroz básico, lá estava eu remexendo a panela até o fundo aparecer. Comia quente mesmo. Logo passei para o mousse. Mais trabalhoso, mas aquela mistura airada conquista qualquer um. E o pavê então? Ainda não sou tia, então vou nos poupar da piada (rs).

Pegando um pouco de cada referência que temos no coração, algumas das melhores docerias de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba entram de cabeça na Callebaut Chocolate Week. A terceira edição do evento chega fisgando nosso sentimental e trazendo todas essas memórias adocicadas para o cardápio de casas das três cidades.

Em São Paulo, participam espaços como Confeitaria Dama, Confeitaria Marilia Zylbersztajn e Lá da Venda. No Rio, a clássica Confeitaria Colombo, a Cajá Café, Bel Trufas e Bendito Chocolates são algumas das participantes. E em Curitiba, Caramelodrama, Chokolat, Petit Nougat, Bazar Doce e O Famoso Brigadeiro entram para o time.

Entre algumas das delícias que provamos – e aprovamos – está a mousse de chocolate meio amargo com compota de banana caramelizada da Dama. Parece que vai ser muito doce, mas é cremosidade e doçura na medida certa. Vale chamar alguém para dividir e aproveitar para provar outras delícias lindas da vitrine. Outra maravilha desta edição também une mousse com a fruta, mas em formato de meia esfera, com mousse de chocolate 70% e chantilly de banana.

 

Mas quem ganhou o coração foi o clássico das festas de família: o pavê com MUITO chocolate na criação da chef Heloísa Bacellar. Essa maravilha leva bolacha champanhe com cacau feita por ela mesma, além de cremes de chocolate amargo e branco, finalizada com cobertura crocante. Já a montagem emociona. “Quando me pediram uma releitura de um clássico brasileiro, fiquei em uma sobremesa que fizesse parte das mesas de comemorações especiais. Falei: vou fazer um pavê! Tem tudo a ver com a nossa vida”, conta Helô. “Tem toda uma carga de sentimento muito intensa. O pavê reflete isso, numa versão que todo mundo pode fazer em casa, mas com seus requintes a mais”, completa.

Ainda nas dicas de São Paulo, a chef Marcia Garbin, da Gelato Boutique, fez uma receita que pega a infância de Minas Gerais ao Pernambuco, com o Romeu e Julieta ao forno. Nele vai goiabada cremosa e requeijão de corte gratinados com uma bola de gelato de chocolate belga à escolha (gold, ao leite ou 70%) e um biscoito de bolo de rolo. Chega a saliva escorre!

No Rio de Janeiro, a Bendito Chocolates fez a brasileiríssima cocada de forno cremosa, em versão com chocolate branco e sorvete de tapioca. Já a Mil Frutas uniu o sorvete de chocolate branco com jabuticaba.

Recém chegados ao festival, Curitiba entrou para o roteiro de docerias com belas criações. A Petit Nougat chega com entremet de arroz doce com goiabada cascão, castanha do Pará e chocolate 70%. Já a Rose Petenucci serve uma sopa de chocolate com mini brigadeiros de banana, cupuaçu e paçoca. É para por qualquer chocólatra doido.

Aproveite o final de semana e monte seu roteiro. O evento acontece de 21 a 30 de outubro, então ainda dá tempo de correr para conhecer as estrelas achocolatadas. Os doces custam até R$ 20 e ainda tem aulas abertas ao público com chefs participantes ensinando receitas com chocolate.

Publicidade

Fotos: Gabriela Rassy, Rebeca Figueiredo e divulgação


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
7 dicas importantes para quem quer ser um podcaster