Debate

Carta de condução específica para ciclistas pode se tornar obrigatória na França

por: Redação Hypeness

A França tem um plano ambicioso para aumentar o uso de bicicleta no país, triplicando o número de viagens curtas feitas assim até 2024. E uma medida controversa faz parte do pacote: obrigar os ciclistas a terem um documento para comprovar a posse dos veículos.

A ideia é inspirada no que acontece com os carros no país e tem como objetivo principal combater os roubos de bikes, muito comuns na França. O documento teria que ser apresentado à polícia em caso de roubo e ser transferido caso a bicicleta seja vendida.

Além disso, o quadro de cada bike receberia uma marcação para identifica-la, algo similar ao que acontece com as placas de carros. A proposta faz parte do “Plan Vélo”, que prevê investimentos de €350 milhões (quase R$1,5bi) até 2024, incluindo a construção de grandes redes de ciclovias, medidas para aumentar a segurança dos ciclistas e um programa para ensinar crianças a pedalar durante a educação primária.

Uma das metas é aumentar a porcentagem de trabalhadores que se locomovem de bike até o emprego de 3% para 9%. O governo francês também estuda dar benefícios aos cidadãos que decidirem ir trabalhar de bicicleta, algo similar a um programa de incentivo que banca o uso do transporte público em até 400 euros anuais.

A SNCF, empresa pública que maneja a rede de transporte ferroviário do país, recebeu um pedido do governo para criar estacionamentos seguros para bicicletas nas estações de trem francesas.

Apesar da boa intenção, a exigência do documento não agradou a todos. Há quem diga que a burocracia pode desestimular pessoas interessadas em adquirir bicicletas, além de causar problemas para quem possui diferentes bikes em casa.

A expectativa é que o texto do Plan Vélo seja votado em 2019 e que as medidas aprovadas entrem em vigor em 2020.

Publicidade

Imagens ilustrativas via Creative Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
King Crimson pede aos fãs que não levem celulares para show em SP