Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma pesquisa realizada por microbiologistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, nos EUA, sugere que antes das plantas começarem a se alimentar da luz do sol como geradora de energia, microrganismos de coloração roxa já o faziam – e que, portanto, as vidas primitivas da Terra tinham um tom de lavanda. A pesquisa, realizada em parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia em Riverside, sugere também que vidas alienígenas podem ter adotado a mesma prática – e, assim, a mesma coloração.
A teoria de que as primeiras vidas da Terra tinham cor de lavanda já existe desde 2007, por conta de um microrganismo que capturaria a energia solar através de uma molécula chamada retiniana. Apesar de não serem tão eficientes quanto as clorofilas para capturar a luz do sol, as retinianas são moléculas mais simples, comuns em bactérias e organismos unicelulares conhecidos como Archaea. Já tendo sido encontrados em folhas e oceanos, a pesquisa sugere que tais pigmentos evoluíram cedo, e teriam ancestrais comuns a muitas formas de vida ancestrais.
Através da luz refletida, os pesquisadores sugerem que é possível encontrar essa forma de vida em outros planetas. Se os organismos estiverem presente, as propriedades de reflexão da luz estarão impressas no espectro de luz refletida. É preciso, portanto, procurar por essa reflexão específica – e, quem sabe, enfim encontrar vida alienígena. A pesquisa foi publicada no International Journal of Astrobiology.
Publicidade
O meteoro que caiu em Vacaria, na Serra do Rio Grande do Sul, na madrugada do dia 1º de outubro, tem cerca de 1,74...
Um fungo que se alimenta de radiação pode ajudar astronautas em futuras viagens para fora do planeta. A descoberta...
Uma empresa de construção dos EUA estava criando um calçadão turístico na cidade de Moab, no estado de Utah. Mas...
Faz sentido que a ginkgo biloba seja uma planta símbolo de longevidade com consumo recomendado para afiar nossa...
Congelar óvulos é uma tendência entre mulheres que, seja por qual for o motivo, preferem postergar a maternidade, e...
Na última quarta-feira (30), um estudo publicado na revista Natura mostrou que o telescópio Hubble descobriu a...
Se a ideia de aranhas capazes de voar centenas de quilômetros parece ao leitor a trama para um filme de terror ruim ou...
O pequeno David Pruitt, de 7 anos de idade, faleceu por conta da meningoencefalite amebiana primária, também...
Na curta perspectiva humana, 200 mil anos soam como uma eternidade, mas diante da idade do Sistema Solar e de seus...