Ciência

Cientistas dizem que Marte pode abrigar vida abaixo da superfície

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Quando pensamos em vida em outros planetas, não temos outros parâmetros para a busca que não os fenômenos aos que ocorreram na Terra quando do surgimento da vida. E a descoberta recente de uma grande quantidade de oxigênio abaixo da superfície de Marte sugere que no planeta vermelha possa oferecer condições para o surgimento de micróbios e animais mais complexos. A camada subterrânea de Marte comporta uma grande quantidade de água salgada.

O estudo foi realizado com equipamentos de alta tecnologia, capazes de medir a pressão e a temperatura e assim mapear o armazenamento de oxigênio no local. Ainda que se trate de uma incrível descoberta científica, a presença de oxigênio em Marte não garante que o planeta seja efetivamente capaz de suportar vida – muitas variáveis e perguntas ainda precisam ser desvendadas para responder tal pergunta.

A imensa quantidade de sal poderia prejudicar, no entanto, a manutenção da vida no planeta. A pesquisa ganhou especial importância depois da descoberta, em julho passado, de um grande lago abaixo da superfície de Marte com cerca de 3 metros de profundidade.

Publicidade

© fotos/artes: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Já ouviu falar da banana naturalmente azul e com gosto de sorvete de baunilha?