Inspiração

Com nova lei, Uruguai garante cota para transgêneros no serviço público

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Os deputados uruguaios aprovaram lei que garante direitos para transgêneros. A nova legislação foi instaurada, sobretudo, para combater casos de discriminação, além de favorecer o acesso ao trabalho e à moradia.

A Câmara de Deputados do Uruguai vai permitir também que trans mudem de nome sem maiores dificuldades. A garantia de direitos foi sancionada pelo legislativo na madrugada de sexta-feira (16) e agora segue para promulgada pelo executivo.

Menores de 18 anos não vão precisar pedir autorização dos pais para mudar o nome ou receber tratamento hormonal, 1% das vagas no mercado de trabalho público serão reservadas para pessoas trans  e as nascidas até o fim de 1975 e que foram vítimas de violência institucional ou privada, vão receber indenizações.

Exemplo para a diversidade na América Latina

Em um cenário tão violento com o latino-americano – onde o Brasil é um dos responsáveis pela maioria das mortes com motivações homofóbicas, a lei uruguaia dá o exemplo pela diversidade.

A defesa dos direitos das pessoas trans ficou clara com o resultado da votação, que contou com apoio de representantes da coalizão governamental Frente Ampla (FA esquerda) e da oposição de direita. Foram 66 votos favoráveis.

Em conversa com a Agência Efe, a deputada Manuela Mutti, do FA, demonstrou satisfação com a aprovação do que chamou de avanço “em direitos, em democracia e nas possibilidades de realmente ter uma sociedade mais participativa e mais justa”.

 

Publicidade

Foto: Media Red UY/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agora historiador formado, gari apresenta TCC fardado: ‘Para dar visibilidade’