Design

Com uma simples solução de design, empresa brasileira cria mochila antifurto

por: Redação Hypeness

Conseguir solucionar um grande problema com engenhosidade e simplicidade costuma ser um dos grandes triunfos do design de modo geral. Assim, adaptar um produto conhecido para atender a certa demanda sem abrir mão em nada das qualidades e características essenciais desse produto é a tarefa máxima de um bom designer, com uma boa ideia, diante de uma necessidade urgente.

Foi assim que a Urbam nasceu, uma empresa que fabrica mochilas imunes a um dos grandes problemas dos centros urbanos: o furto. Sem precisar de trancas, cadeados, malabarismos ou alterações radicais no desenho – somente com um design eficaz e perfeitamente funcional – as mochilas da Urbam são protegidas de qualquer furto eventual.

E quando se entende a precisa e engenhosa solução desenvolvida pelos fundadores Fernanda Luz e Herbert Pereira, o pensamento do cliente costuma ser um só: como não pensei nisso antes? Pois as boas ideias são assim, evidentes e, ao mesmo tempo, inéditas – e se o furto exige que o ladrão justamente consiga abrir a mochila sem que a vítima perceba, a Urbam simplesmente retirou o zíper da frente da mochila, e o colocou na parte de trás, colado às costas de quem a carrega.

Trata-se de um esperto, discreto e, ao mesmo tempo, transformador detalhe capaz de impedir, em um ônibus, metrô, em meio a uma multidão ou simplesmente parado na rua ou sentado em um bar, que alguém consiga abrir sua mochila sem que você perceba. A ponta do zíper, portanto, se fecha ao meio das costas da mochila, sem que, com isso, se perca em nada o espaço e o conforto de seu uso.

Na Urbam as mochilas são vendidas em dois modelos: de tecido, em cores variadas, pelo valor de R$ 139, e em couro, por R$  379,90. A venda é totalmente online, pelo site da marca, que ainda oferece alguns outros produtos, como carteiras e bolsas menores – sempre alinhados com o problema essencial da segurança que lamentavelmente assola as cidades do mundo inteiro. Os produtos são também impermeáveis.

Quando chegaram ao programa Shark Tank Brasil para tentar seduzir os tubarões investidores a se associarem à Urbam, Fernanda e Herbert se depararam com um dilema bastante comum entre empreendedores: os investidores gostaram do produto, se interessaram pela empresa, mas acabaram receosos de colocarem seu dinheiro nessa grande ideia quando souberam que os dois não se dedicavam integralmente à empresa. Como no paradoxo da origem do ovo ou da galinha, as vendas ainda em crescimento impedem a dedicação integral dos dois sócios – mas será possível que as vendas cresçam de fato sem essa dedicação?

Acreditar na empresa e se lançar ao risco foi o conselho que os sharks Cris Arcangeli, Robinson Shiba, Camila Farani e Caito Maia deram antes de desistirem do negócio. João Appolinário, porém, enxergou o potencial necessário para que o produto possa deslanchar e, em uma contraproposta, decidiu embarcar na Urbam – trazendo assim não só a alegria para Fernanda e Herbert, que poderão se comprometer somente com a empresa,  mas também a segurança para quem atravessa as cidades brasileiras com a mochila nas costas. O Shark Tank Brasil vai ao ar no Ccanal Sony às sextas-feiras, às 22hs, com reprise aos domingos, às 23hs. Todo episódio pode ser visto também pelo app Canal Sony ou em www.br.canalsony.com.

Para inovar e empreender, é preciso ter coragem, ousadia e acreditar na sua própria essência e potencial. Por isso, o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, para contar histórias e dar dicas inspiradoras de quem conseguiu usar experiência de vida, muito trabalho e criatividade para ter sucesso com um negócio próprio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar e, fora dos estúdios, a realidade não é diferente. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

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© fotos: divulgação


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