Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não é fácil encontrar pessoas de cabelos naturalmente loiros por aí. Estima-se que menos de 2% da população mundial tenha os fios dessa tonalidade, e a tendência é que a proporção diminua ainda mais.
Entender por que há pessoas loiras é um desafio para a ciência. Embora a explicação superficial seja simples – há dois tipos de pigmentos, a eumelanina, majoritária em fios escuros, e a feomelanina, mais presente nos fios claros -, a coisa é mais complexa que isso.
Acredita-se que a primeira pessoa com cabelos loiros tenha surgido na Europa, há cerca de 11 mil anos. E só há pouco tempo os pesquisadores chegaram perto dos motivos.
Um estudo recente publicado na revista Nature indica que a diferença genética entre pessoas com cabelos loiros ou morenos é muito pequena, bastando uma pequena alteração no código genético para que isso ocorra.
A explicação não é simples: um grupo de cientistas descobriu um pedaço de DNA (um gene chamado rs12821526) que ajuda a regular a produção dos diferentes tipos de melanina que afeta os cabelos. Ele está presente nas pessoas loiras, mas não em todas as morenas, e reduz a atividade das células geradoras de pigmento em cerca de 20%.
Agora, a genética realmente não é um campo de estudos fácil. Os cientistas encontraram o gene rs12821526 em pessoas que não são loiras, e ainda não conseguiram identificar exatamente o porquê disso.
Provavelmente é porque há outros genes ligados à produção de melanina, e eles trabalham juntos para definir a cor dos cabelos. Assim, acredita-se que quem tem o gene rs12821526 provavelmente terá os fios mais claros, mas não necessariamente loiros.
E há outro detalhe importante: esse gene só está ligado mesmo à cor dos cabelos. A melanina é produzida em níveis diferentes nas partes do genoma que definem a pigmentação da pele e dos cabelos, por exemplo, por isso pode haver pessoas com os cabelos mais claros e a pele mais escura que outras de cabelos castanhos ou até pretos, mas com a pele mais clara.
De qualquer forma, se você tem cabelos loiros (naturais ou não), mais importante do que entender a origem, sendo ela genética ou de salão, é saber como cuidar bem dos fios. Por isso indicamos Aussie, marca de produtos capilares para todos os tipos e cores de cabelos, incluindo os loiros, que por sua vez precisam de uma hidratação intensa diária, e você encontra em todo o portfólio da marca.
Com ingredientes exóticos e naturais da Austrália, como Oléo de Jojoba, Aloe e Vera e algas marinhas, as linhas de shampoos, condicionadores e creme de tratamentos são capazes de realizar grandes milagres e deixar as madeixas hidratadas, macias e com um cheirinho irresistível.
Para aqueles que não pertencem aos 2% da população naturalmente loira, mas amam a tonalidade, recomendamos o uso diário dos produtos Aussie, que além de hidratar, vão criar uma camada protetora que ajuda a prevenir a perda de hidratação dos fios ao longo do tempo. Porém, no momento de descolori-los devem utilizar antes qualquer shampoo antí-resíduos (também conhecido como pré-shampoo) para uma lavagem profunda e liberação das cutículas para o uso dos agentes químicos. Assim, sua cor vai ficar linda e seus cabelos continuam super hidratados.
Afinal, cabelo não é tudo na vida, mas é um bom começo!
Publicidade
A empresa Iron Fist criou esses biquinis estranhos e legais ao mesmo tempo.
Tatuagem e única parecem ser palavras feitas para andar juntinhas, mas a gente sabe que isso nem sempre acontece......
Em muitas comunidades afegãs, é um costume proibir as mulheres de andar de bicicleta. Mas, muitas vezes, o que elas...
Se você tem R$ 50 mil sobrando e tá a fim de adrenalina, dá uma olhada no que essa companhia sueca inventou: usando...
Durabilidade e estilo fazem da Vans uma das marcas mais desejadas pelos amantes de tênis. Vale investir uns trocados,...
Atualmente trabalhando no estúdio London Classic Tattoo Parlour em Londres, o italiano Francesco Rossetti adota uma...
Já contamos aqui no Hypeness a história do ciclista que leva seu gatinho no ombro por onde vai (relembre aqui), mas...
Você que acompanha o Hypeness, sabe que nós temos como missão inspirar as pessoas à pensarem fora da caixa e...
Embora São Paulo tenha diversidade em absolutamente tudo, fica difícil encontrar algumas partes do mundo pela cidade....