Design

Conheça o bioplástico que pode ajudar a resolver a crise mundial de lixo

por: Mari Dutra

Se você acompanha o Hypeness, já deve estar cansado de saber que o plástico é um dos grandes vilões da crise de lixo no mundo. No Pacífico, existe até mesmo uma ilha formada por estes resíduos (eca!).

Mas… e se fosse possível criar um plástico tão seguro que pudesse até mesmo ser comido por peixes e outros animais – inclusive humanos?

Essa é a proposta de um novo material, feito de amido de milho, açúcar e óleo de cozinha. Lançado pelo Crafting Plastics Studio, o chamado Nuatan pode ser a solução para substituir as embalagens que conhecemos hoje.

Desenvolvido pelos designers Vlasta Kubušová e Miroslav Král em conjunto com a Universidade Eslovaca de Tecnologia, o material pode durar até 15 anos, embora seja considerado biodegradável. De acordo com a empresa, o Nuatan pode ser adicionado a composteiras industriais, onde se decompõe em até 90 dias – o que também significa que ele não é capaz de se decompor em composteiras domésticas.

A substância promete ter praticamente os mesmos usos que o plástico convencional. A exceção fica por conta da indústria automobilística e outras similares, que exigem materiais mais duráveis.

No momento, o bioplástico já está sendo utilizado na coleção do óculos lançada pelo Crafting Plastics Studio, mas os designers esperam que mais empresas adotem a substância em breve.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Casas de Kanye West para desabrigados inspiradas em Star Wars têm primeiras fotos divulgadas