Sustentabilidade

Consumo de carne teria que cair 90% para evitar crise climática

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Com uma população mundial que já passa dos 7,5 bilhões e que deve chegar aos 10 bi por volta de 2050, a vida na Terra se depara com um desafio enorme: como alimentar tanta gente, considerando as ameaças causadas pelas mudanças climáticas que a atividade humana tem criado?

Com isso em mente, uma grande equipe de cientistas se uniu para criar o estudo “Opções para Manter o Sistema Alimentar Dentro dos Limites Ambientais’. E a conclusão não é nada inesperada: teremos um desafio enorme pela frente.

Os pesquisadores compilaram dados referentes à produção e consumo de comida em países de todo o mundo para analisar os impactos ambientais do sistema alimentar. E eles esperam um aumento entre 50% e 90% no efeito causado pelo setor, principalmente por causa das altas emissões de nitrogênio e fósforo.

Publicidade

Johan Rockström, professor do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático, vinculado ao governo da Alemanha, declarou que “alimentar 10 bilhões de pessoas é possível, mas apenas se mudarmos a maneira como consumimos e produzimos alimento”.

Além da necessidade de elaborar tecnologias mais sustentáveis, os pesquisadores estão convencidos de que precisaremos de firmes mudanças individuais. Aumentar o consumo de grãos, oleaginosas e sementes será essencial – além de reduzir consideravelmente o consumo de proteína animal.

De acordo com a pesquisa, considerando a média de consumo mundial e a capacidade de produção sustentável, seria necessário haver uma diminuição de 75% na ingestão de carne bovina, de 90% na de carne suína e de 50% no consumo de ovos.

Com essas mudanças, a emissão de gases prejudiciais à atmosfera cairia em 50%. Segundo os cientistas, outra mudança de foco essencial é combater o desperdício de alimentos, já que cerca de um terço de toda a comida produzida na Terra jamais chega até as mesas, mesmo com tanta gente passando fome.

Publicidade Anuncie

Fotos via Pixabay (Creative Commons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Novo estudo sobre subida do nível do mar preocupa cientistas