Sustentabilidade

Criaram um computador biodegradável e já estamos ansiosos pelo smartphone

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

Uma das coisas menos sustentáveis que temos atualmente é a nossa relação com gadgets e tecnologia.

Até agora!

Uma parceria entre a empresa irlandesa MicroPro e o instituto alemão IZM acaba de criar os primeiros computadores sustentáveis e biodegradáveis. A linha ganhou o nome de iameco uma junção das palavras “I am eco” ou “eu sou eco”, em inglês.

Dois modelos já foram desenvolvidos: o computador touch screen iameco v.3 (disponível por € 850) e o notebook d4r (preço não divulgado). A carcaça de ambos é feita em madeira e os metais pesados presentes em outros dispositivos foram reduzido ao mínimo e substituídos por alternativas mais ecológicas. Até mesmo o plástico foi trocado por um material feito à base de cinzas naturais.

Apesar disso, os dispositivos usam componentes tradicionais, para permitir que reparos e manutenção sejam realizados facilmente, segundo o site do fabricante.

Para evitar o descarte precocce dos aparelhos, um dos modelos foi composto de forma modular, permitindo sua adaptação a novas tecnologias que possam surgir nos próximos anos. Dessa forma, ao invés de substituir o dispositivo inteiro, basta trocar uma peça.

Segundo a empresa, o ciclo de vida dos produtos é de 10 anos e os computadores da linha usam um terço da energia gasta por equipamentos similares.

Além dos computadores, a empresa também trabalha com acessórios, como teclados e mouses – e estamos ansiosos para que os primeiros dispositivos móveis sejam lançados.

Afinal, quem não ia amar um smartphone lindo e sustentável como esses computadores?

Publicidade Anuncie

Fotos: Divulgação


Mari Dutra
Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje escreve para o Hypeness e mantém um blog de viagens, o Quase Nômade, em que conta mais de suas experiências pelo mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agora é lei: Casas novas são obrigadas a terem painel solar na Califórnia