Design

Criaram uma fonte especialmente pensada para nos ajudar a lembrar do que lemos

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Não é novidade que somos bombardeados com informações durante a maior parte de nossos dias, especialmente na internet. Diante de tantas mensagens, notícias e textões de redes sociais, fica até difícil realmente absorver e memorizar tudo o que lemos, não é?

Cientistas do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, estão preocupados com esse fenômeno, e decidiram tentar dar um jeito de amenizar o problema. Foi assim que surgiu a fonte Sans Forgetica, criada em parceria entre designers e especialistas em ciência comportamental.

O nome indica que a fonte faz parte da família Sans e faz uma brincadeira com o verbo Forget, que significa ‘esquecer’. Baseada na fonte Albion, a Sans Forgetica é propositalmente desenhada para reduzir a familiaridade com outras fontes e forçar o cérebro a trabalhar mais durante a leitura, o que ajudaria na retenção as informações.

O processo de criação da Sans Forgetica foi baseado no conceito de Dificuldade Desejável, em que obstáculos são adicionados ao processo de aprendizado para aumentar o nível de esforço, promovendo um processo cognitivo mais profundo.

Mas a fonte não poderia ser tão diferente que o cérebro tivesse dificuldade demais para processar o que lê. Assim, os designers se esforçaram para achar a medida certa entre o desafio e a legibilidade.

Como parte do processo, os pesquisadores recrutaram 400 estudantes universitários do Instituto e fizeram testes de memorização de palavras. Os resultados médios para quem usou a fonte Sans Forgetica foram de 69% de acerto, contra 61% para outras fontes.

A Sans Forgetica pode ser baixada de graça no site oficial, que também disponibiliza uma extensão para o Google Chrome que aplica a fonte aos textos lidos online. No site também é possível testar frases na Sans Forgetica e ver vídeos sobre seu processo de criação.

Publicidade Anuncie

Imagens via Instituto Real de Tecnologia de Melbourne


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como construir um portfólio f*da, segundo designers incríveis