Debate

Editora Boitempo sofre ameaça de eleitor de Bolsonaro por publicar livros com teor político

por: Redação Hypeness

A Boitempo foi alvo de uma intimidação feita por um eleitor de Jair Bolsonaro. A denúncia foi feita pela proprietária da editora, que disse ter recebido telefonemas com ameaças.

Segundo Ivana Jinkings, a pessoa que se identificou como Arnaldo, queria informações sobre a tiragem e distribuição de alguns livros.

“Hoje um bolsominion ligou aqui na Boitempo fazendo ameaças. Depois, berrou que isso daqui logo vai acabar, que domingo Bolsonaro ‘ganha a eleição e toma o poder’”, relatou nas redes sociais.

De acordo com Ivana, o homem aconselhou a compra de uma carabina

A editora Alameda usou o Facebook para prestar solidariedade. Na postagem, a Alameda diz “lamentar profundamente que esse tipo de postura seja estimulada pelo candidato do PSL à prsidência”. A empresa convocou todos os “autores e editores do país a se posicionar claramente contra esse ataque à liberdade de expressão”.

Fundada em 1996, a Boitempo é conhecida pela publicação de títulos com teor político, como O Capital para Crianças. No pleito de 2018, eles chegaram a disponibilizar gratuitamente o e-book O Ódio como Política.

O caso vai de encontro com diversos relatos de universidades censuradas pela Justiça no Brasil. Faltando poucas horas para o segundo turno das eleições, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foram alvo de ações judiciais proibindo manifestações políticas e exigindo a retirada das faixas ‘Direito Antifascista, Ditadura Nunca mais!’ e ‘Marielle Vive’.

Estão programados protestos de estudantes na porta do Tribunal Regional Eleitoral contra as determinações. A Ordem dos Advogados do Brasil classificou os eventos como ‘censura’.

Publicidade

Foto: Reprodução/Cidades Rebeldes


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uruguai aprova fim de privilégios e confirma cortes em aposentadorias de militares