Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Emma Watson defendeu mais uma vez o acesso global ao aborto. Em comunicado, a atriz homenageou uma mulher indiana cuja a morte ajudou a legalizar o método na Irlanda.
A estrela de Harry Potter pediu que ações sejam tomadas para colocar um ponto final ações que seguem restringindo o acesso ao aborto. A britânica se pronunciou por meio de carta aberta, dizendo que a dentista de 31 anos possibilitou “uma histórica vitória feminista que incentiva a luta pela justiça reprodutiva em todo o mundo”.
Savita Halappanavar faleceu em 2012, depois de sofrer um aborto séptico, pois um hospital irlandês se recusou em terminar sua gravidez. O fato gerou grande revolta e intensificou a campanha pela legalização do aborto no em um país extremamente católico.
Emma Watson luta pelos direitos das mulheres
“Ainda há trabalho a ser feito. O aborto gratuito, seguro, legal e local é necessário em todo o mundo”, disse Emma em carta publicada no site de moda Porter.
Atualmente, o aborto é proibido em 125 países, afetando 42% das mulheres do mundo. Uma pesquisa publicada em 2018 pelo Instituto Guttmacher mostra que a maioria das restrições estão localizadas em países em desenvolvimento.
No caso, o STF abriu espaço para o debate sobre a legalização acatando uma ação proposta pelo PSOL e da Anis – Instituto de Bioética – que pede a descriminalização do procedimento até o terceiro mês de gravidez em todos os casos.
O Brasil autoriza o aborto em apenas três casos, quando a mulher sofre um estupro, quando o feto é anencéfalo ou se a gestão representa risco para a vida da mulher. Entretanto, a Pesquisa Nacional do Aborto (PNA) mostra que em 2015, cerca 500 mil mulheres realizaram um aborto clandestino. O Ministério da Saúde fala de 9,5 milhões a 12 milhões de abortos inseguros por meio de remédios, chás abortivos ou procedimentos em clínicas clandestinas entre 2008 e 2007.
Publicidade
Camila Pitanga usou as redes sociais para contar aos fãs que ela e Antônia, sua filha, testaram positivo para...
O helicóptero que transportava Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quatrucci e caiu na rodovia Anhanguera, em São...
A violência urbana em grandes cidades, como o Rio de Janeiro, é tão constante e massacrante que muitas vezes - seja...
Xi'am, capital da província chinesa de Shaanxi, registrou um recorde no número de divórcios nas últimas semanas....
Uma reportagem do The New York Times revelou um plano escandaloso de venda de segredos de estado dos EUA para o governo...
Existe um mal comum a todo brasileiro. Nos quatro cantos do país, até onde não tem sinal, das coberturas do Leblon...
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou lei que exige prova no Detran para usuários de patinetes...
Paula Diaz é uma jovem chilena de 19 anos que sofre de uma doença degenerativa que, desde 2013, tem sido investigada...
A seguinte frase:"Presidente, por que sua esposa, Michelle, recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz?" foi repetida mais...