Criatividade

Este mapa fascinante de 1942 mostra os oceanos como foco do planeta

por: Redação Hypeness

Quase 70% da superfície da Terra é coberta pelos oceanos. “Terra! Planeta água”, como cantava Guilherme Arantes. Mesmo assim, quando pensamos em um mapa do nosso planeta, logo vem à mente a famosa Projeção de Mercator, o mapa-múndi mais conhecido no ocidente.

A famosa Projeção de Mercator

Como hoje é possível conhecer a Terra com mais precisão, sabe-se que esse mapa tem alguns erros de proporção, e recentemente têm surgido mapas mais precisos, mas que ainda têm os continentes como foco.

Mas em 1942 um geofísico, oceanógrafo e designer sul-africano chamado Athelstan Spilhaus percebeu que a visão da Terra que temos graças à Projeção de Mercator estava distorcida e resolveu criar seu próprio mapa, a Projeção Spilhaus.

Com a Antártida ao centro, Spilhaus fez dos continentes ‘espaços vazios’ em branco, destacando os oceanos em um tom esverdeado. O mapa nos deixa desorientados a princípio, mas aos poucos o propósito de Spilhaus fica mais claro e somos capazes de ressignificar a percepção espacial que temos do nossos planeta.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Barbie lança boneca para homenagear o Dia dos Mortos mexicano