Inspiração

Este pequeno agricultor de Cuiabá doou 780 moedas antigas ao Museu Nacional

por: Redação Hypeness

Quanto valem 780 moedas? Pode não ser tanto dinheiro, caso elas estejam em circulação, ou pode ser bastante coisa, se elas forem antigas, e, principalmente, raras. Mas para Moacir Ayres, que vive em um sítio de assentamento na zona rural de Cuiabá, o valor sentimental está muito além do material – é inestimável.

Hoje com 56 anos, ele começou a colecionar moedas aos 11, quando ganhou uma de 200 e outra de 400 réis do pai. E, acredite, decidiu abrir mão da coleção para fazer uma bela colaboração ao Museu Nacional, que perdeu boa parte de seu acervo no incêndio do início de setembro.

Moacir nem sabe ao certo quantas moedas são – acredita que sejam 780 -, muito menos o valor comercial de sua coleção, que ganhou volume durante os anos em que ele trabalhava como pedreiro e oferecia descontos nas obras em troca de moedas antigas.

À TV Centro América, Moacir disse que, enquanto via as imagens do incêndio na TV, sentiu como se uma parte dele estivesse derretendo. “Me doeu demais. Falei, meu Deus, eu vou doar minhas moedas para o Museu”, diz.

Representantes do Museu foram até o sítio onde Moacir vive para buscar a coleção de moedas, e ele não conseguiu conter as lágrimas ao se desfazer de sua coleção, carinhosamente mantida por 45 anos. Mas não pensou em mudar de ideia.

Estou doando de coração, não tem dinheiro que pague, mas milhões de brasileiros vão ver estas moedas no Museu. Inclusive, eu quero pedir de coração, se Deus me der saúde quando reinaugurar o Museu quero ir lá vê-las no mostruário”, contou à reportagem.

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Centro América


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cãozinho herói ajuda a salvar coalas de incêndios na Austrália