Ciência

Filmagem sinistra mostra o maior teste nuclear subterrâneo da história

por: Redação Hypeness

Impressionantes 5 megatons, com milhares de vezes mais poder destrutivo que as bombas que explodiram sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945. Esse era o terrível potencial do chamado Cannikin, o maior teste nuclear subterrâneo oficialmente registrado pela história.

O teste aconteceu em Amchitka, uma pequena ilha que pertence ao Alaska, mas fica localizada no Oceano Pacífico, bem longe da costa. As explosões subterrâneas aconteceram em 6 de novembro de 1971, durante a Guerra Fria, e foram registradas em vídeo – e uma parte das filmagens pode ser vista no Youtube. As imagens mostram a terra e as construções sobre a ilha se movendo de maneira impressionante.

Foram cinco anos de preparos para o Cannikin, que envolveram polêmicas sobre a segurança do teste, com temores a respeito da formação de terremotos ou tsunamis. James R. Schlesinger, um dos responsáveis pelo programa nuclear norte-americano, levou a esposa e as duas filhas para a ilha para demonstrar que estava certo sobre a segurança da operação.

A detonação aconteceu mais de uma milha abaixo no nível do mar – algo em torno de 1,6 km sob a terra. Além de imagens impressionantes e avanços tecnológicos para o programa militar dos Estados Unidos, o teste também deixou outro legado: o Greenpeace.

Preparação para o teste

A semente do que viria a ser a maior ONG focada na preservação ambiental do planeta foi germinada durante os protestos contra o Cannikin. Um comitê de opositores ao programa nuclear se formou no Canadá e nos EUA e, em um dos atos mais simbólicos, embarcou em um navio batizado Greenpeace com destino à ilha Amchitka para protestar.

Ainda que jamais tenham chegado até lá, sendo impedida de prosseguir pela Guarda Costeira dos EUA, as relações que se formaram durante as manifestações foram se fortalecendo e levaram à fundação da ONG, que passou por diversas transformações de 1971 até os dias de hoje.

Publicidade

Fotos via Wikimedia Commons


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este lindo céu roxo no Japão era na verdade um alerta de perigo