Criatividade

Foto ou gif? Ilusão de ótica confunde internautas e nos faz questionar nossos olhos

por: Joao Rabay

Responda rápido: a imagem abaixo é uma foto estática ou um gif que está se mexendo?

Bem, provavelmente você pensou que ela está se mexendo, mas na verdade ela está paradinha. A imagem foi criada por Alice Proverbio, uma neurocientista da Universidade de Milano Bicocca (Milão), e fez sucesso no Twitter por confundir basicamente todo mundo que a observou.

De acordo com Alice, a ilusão de ótica pode ser explica de forma razoavelmente simples: a V4 está saturada, então a V5 fica completamente confusa.

Ok, não parece tão simples, né? Mas Alice explicou melhor: V5 (ou MT) é a área do córtex dedicada a processar o movimento, enquanto V4 é a região que processa cores e formas.

Como a imagem tem cores vibrantes e formatos distintos, os neurônios V4 ficam saturados e confundem os V5, que interpretam movimento onde não há. Apesar de parecer simples, a relação é bem mais complexa – por isso nem toda imagem colorida e cheia de texturas é capaz de bagunçar nossa mente dessa forma.

(Caso você não veja o movimento, provavelmente é porque está usando uma tela muito pequena – do celular. Tente observar mais de longe ou com o canto do olho para se divertir com a bagunça cerebral causada pela ilusão de ótica)

Publicidade


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O surreal picolé de queijo que está despertando amor e asco na internet