Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se as mulheres sofrem com o machismo diário e estrutural mesmo em países onde a desigualdade de gênero é supostamente combatida pela legislação, imagine como é nos vários países em que as leis foram criadas (por homens) para legitimar a discriminação.
Mas, por mais que em alguns momentos possa ser difícil acreditar, a união é capaz de exigir mudanças primordiais. É o que está acontecendo em Gâmbia, a menor nação do território africano, e que recentemente superou uma ditadura de 22 anos e vem restabelecendo seus processos democráticos.
Mulheres de Gâmbia durante protesto pedindo paz
Um dos objetivos do novo Ministro da Justiça, Abubacarr Tambadou, é criar uma nova Constituição que inclua as mulheres. De acordo com Tambadou, o documento vai, de forma explícita, “levar em consideração os direitos e aspirações de meninas e mulheres e garantir que, seguindo adiante, uma forte base legislativa seja estabelecida para a promulgação de legislação mais sensível às questões de gênero”.
Entre as mudanças, ele cita a revogação de “leis sexistas que buscam perpetuar a supressão contínua das vozes das mulheres, promover a violência baseada no gênero, agir como barreiras à participação política igualitária e significativa e dificultar o acesso à saúde sexual e reprodutiva”.
Abubacarr Tambadou
De acordo com a Global Citizen, Tambadou ressalta que é fundamental que as novas leis não apenas sejam pensadas para as mulheres, mas também por mulheres:
“Estamos garantindo que as mulheres participem plenamente de todos os processos de justiça transicional, do processo de revisão constitucional à comissão de reconciliações e reparações de verdade à comissão nacional de direitos humanos, as mulheres estão no centro de todas essas reformas”, declarou.
Assim, 50% das pessoas indicadas para a Corte de Justiça superior do país são mulheres. “Discriminação contra as mulheres impede nosso desenvolvimento como pessoas e como nação”, disse Tambadou.
Publicidade
Essa história viralizou e virou notícia nos jornais ingleses, e o motivo é tão cômico quanto encantador – com a...
Kathryn Thompson trabalha há mais de 10 anos no Acorn Coffee Shop, uma das cantinas da Elon University, na Carolina do...
Algumas vezes parece que os cachorros são mais solidários do que os próprios humanos. É o caso, por exemplo, do...
A pandemia do coronavírus - e a quarentena essencial a que estamos submetidos para combater sua disseminação -...
Após mais de 70 anos de espera, Marceline Udry-Dumoulin finalmente poderá descansar com a certeza de ter reencontrado...
Os ingleses Wilf e Vera Russell se conheceram no começo da década de 40, mas tiveram que se afastar por alguns anos...
Mauricio Gobbi sempre sonhou em tocar ao lado da irmã, Aline Mariê Gobbi, artista plástica, fotógrafa e musicista....
A ilha de Kihnu, no mar Báltico, é um grito de resistência e resiliência feminina. Com cerca de 700 habitantes, ela...
Há muitos anos o cão-cantor-da-nova-guiné (Canis lupus hallstromi) é conhecido pela ciência. Ainda não se sabe ao...