Inovação

Google investirá US$ 20 milhões em projetos ambientais com inteligência artificial

por: Vitor Paiva

Patrocinado por:

Publicidade Anuncie

O Google parece decidido a apostar seu futuro na inteligência artificial – e, no mesmo sentido, o futuro do planeta, e a solução para problemas até então de difíceis soluções. Depois de criar dispositivos de IA para combater o câncer de mama, prever e prevenir a possibilidade de morte de pacientes e combater a pornografia infantil, a empresa anunciou um investimento de 20 milhões de dólares para projetos humanitários e ambientais que utilizem inteligência artificial.

Sede da Google na Califórnia

O aporte acontecerá a partir do ano que vem e é parte do “Desafio de Impacto IA”, um projeto que convida organizações a, em parceria com o Google, aprenderem e utilizarem a inteligência artificial para fazer o bem. Com o projeto a Google se junta a outras gigantes como a Microsoft e a Amazon que já realizaram iniciativas similares. Os projetos que quiserem concorrer ao “Desafio” deverão ser inscritos no braço filantrópico da empresa, o Google.org, no dia 20 de janeiro de 2019, para as avaliações necessárias.

Apresentação do projeto Desafio de Impacto IA, na Google

A iniciativa de investir em projetos humanitários vem sendo vista como uma tentativa de amenizar as críticas que a empresa recebeu de seus próprios funcionários, após as demonstrações de interesse de lucrar com IA em utilizações mais questionáveis, como na área militar. A empresa nega tal especulação e, seja como for, todo investimento em projetos humanitários e ambientais é bem-vindo.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
A incrível casa-bambu pré fabricada que leva apenas 4 horas para ser montada