Ciência

Google usa inteligência artificial para detectar e combater câncer de mama

por: Redação Hypeness

O câncer de mama está entre as maiores causas de morte. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença mata por volta de 8 milhões de pessoas anualmente em todo o planeta.

Especialistas dizem que um dos principais agravantes é causado pela metástase – quando o tumor se espalha, criando novos focos em outras partes do corpo humano. Deve-se levar em consideração também as limitações dos médicos.

Para tornar o diagnóstico ainda mais preciso, um grupo de pesquisadores do Google e do Hospital Naval de San Diego, estão desenvolvendo um sistema de inteligência artificial para elevar para 99% a precisão dos exames de diagnóstico da existência do tumor.

O sistema opera com auxílio da inteligência artificial e utiliza os algoritmos como método de detecção mais preciso. O sucesso da operação vai transformar o cenário,  já que em função de limitações naturais, alguns pequenos focos de metástase passam despercebidos. Lembrando que os médicos alcançam até 96% de precisão.

Na imagem da direita, o tumor é detectado pelo sistema LYNA

“A inteligência artificial pode cobrir todos os focos. Nós fornecemos uma estrutura para ajudar os patologistas na avaliação dos algoritmos para adoção em seu fluxo de trabalho (semelhante a como um patologista avalia os resultados da imunohistoquímica)”, declarou um dos pesquisadores ao The American Journal of Surgical Pathology

Cientistas e pesquisadores envolvidos no estudo se mostram animados com a junção entre máquina e seres humanos no combate ao câncer. Com a comprovação de que o trabalho realizado pelo computador é realmente inteligente, os médicos terão mais recursos para orientar as decisões de tratamento.

Aliás, a presença da inteligência artificial na medicina vai poupar vidas. Um estudo recente feito em hospitais de Boston, nos Estados Unidos, mostrou que uma em cada quatro pessoas viram o câncer de mama se expandir por falhas de diagnóstico.

A inteligência artificial também está sendo desenvolvida para combater o câncer de pulmão. Pesquisadores da Universidade de Nova York atuam em parceria com o Google. Os profissionais se mostram animados, pois os algoritmos vão conseguir detectar a ágil mutação das células cancerígenas.  

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vaga-lume é colocado em lista de espécies em extinção por universidade dos EUA