Debate

Hashtag #meuracistasecreto é convite para a reflexão sobre racismo no Brasil

por: Redação Hypeness

Depois de abrigar discussões sobre a incidência do machismo e da homofobia, o Twitter é palco de um debate sobre o racismo no Brasil. De forma velada ou não, a discriminação faz parte do cotidiano de 54% dos brasileiros.

Diferente do que é dito, não tem nada de minoria. Na verdade, um país escravocrata como o Brasil coloca o domínio das decisões do acesso aos serviços e ocupação de espaços de poder apenas aos cidadãos caucasianos.

São inúmeros relatos sobre o racismo no Brasil

Não acredita? Experimente passar pela hashtag #meuracistasecreto. O racismo se manifesta em todos os momentos, seja em uma suposta ‘brincadeira’ sobre o tamanho do pênis do homem negro ou na aparente inocência do porteiro em quase fichar um homem de pele da cor da noite que tenta entrar no prédio para visitar amigos ou a família.

Há no Brasil uma dificuldade das pessoas em chamarem um homem negro de negro. Talvez seja por medo ou vontade de embranquecer mesmo, mas o comum é usar o termo ‘moreninho’ ou pardo. Mas aí, pardo não é papel?

Até mesmo um candidato à presidência comparou moradores de comunidades quilombolas com bois. Vai vendo. 

Esse é um debate comum nos dias de hoje. As ações afirmativas, como o nome já adianta, são medidas para tentar reparar minimamente os horrores provocados pela escravidão. Ora, como uma pessoa escravizada por séculos pode concorrem em pé de igualdade com quem nunca passou por tal crueldade? Não é privilégio. É reparação histórica.

Eis um grande fato. Estes seres existem e nós precisamos sim colocar a boca no trombone. Racismo no Brasil é crime. Racismo no Brasil existe e muito. Basta abrir os olhos.

E você, vai fazer o que? Cruzar os braços ou contribuir para a mudança?

Publicidade

Foto: Reprodução/Twitter


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Blogueira de viagens admite montagem após seguidores notarem nuvens artificiais