Diversidade

Historiador e Socióloga criam app para ensinar idioma africano às crianças

por: Redação Hypeness

Ainda que seja uma das bases mais importantes e determinantes da história do Brasil, e que a constituição preveja seu ensino como parte do currículo escolar oficial, a cultura afro-brasileira de modo geral acaba apartada das salas de aula e, assim, da sociedade brasileira de modo geral, mesmo se tratando de um país de maioria negra. Pois para tentar amenizar um pouco tal situação, o historiador Edson Pereira se juntou à socióloga Odara Dèlé para criarem o Alfabantu, um aplicativo que ensina às crianças o kimbundu, língua falada em parte de Angola.

A ideia do casal é aproximar as crianças brasileiras das origens africanas através do idioma, através de um ensino lúdico e interativo. O uso do aplicativo é dividido em duas partes: na primeira, para um contato inicial com a língua, são apresentadas frases, partes do corpo, números, animais e outras palavras gerais. Em seguida, na segunda parte, o conhecimento da criança é testado e estimulado através de um quiz.

Os próximos passos são o desenvolvimento de uma versão ainda mais completa, com novos conteúdos da cultura africana, como também a ampliação do público alvo, através de uma versão do Alfabantu também para adultos – além do desenvolvimento de materiais didáticos do aplicativo para aumentar ainda mais as possibilidades de expansão. A África já está aqui – basta aprender a olhar e falar para que possamos, como país, enfim nos reconhecermos.

O app está disponível para Android.

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Brasileiro que ofendeu russa com sexismo na Copa vai à justiça contra Globo