Ciência

Homem paraplégico volta a andar nos EUA após estímulos elétricos

por: Redação Hypeness

Uma novidade casando tecnologia com pesquisas científicas e avanços médicos passa a trazer esperanças para paraplégicos e tetraplégicos: pela primeira vez uma pessoa que havia perdido os movimentos dos membros inferiores conseguiu andar em uma esteira de forma independentes. A conquista se deu através de estímulos elétricos em sua medula espinhal.

Jared Chinnock, um americano de 29 anos, ficou paraplégico após um acidente com uma moto de neve em 2013, e desde 2016 passou a participar da pesquisa científica. Após 22 semanas de fisioterapia, um eletrodo foi implantado cirurgicamente em sua medula. Depois de 113 sessões de reabilitação, as configurações corretas foram encontradas para que Jared tentasse sua caminhada. Com a ajuda de um andador, o jovem foi capaz de caminhar na esteira.

O implante é conectado a um dispositivo localizado sob a pele do abdômen e se comunica com uma central para que aja controle absoluto sobre o local, a frequência e a duração dos estímulos elétricos. Sem o estimulo, no entanto, a paralisa permanece inalterada.

A grande novidade, para além da conquista objetiva, é confirmar a rede de neurônios abaixo de uma lesão na medula espinhal ainda podem funcionar, mesmo após a paralisia. A conquista aconteceu de uma parceria entre a Mayo Clinic e a Universidade da Califórnia, e foi publicada na revista Nature Medicine.

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Puuuuuutz… Esqueci completamente!’: Ser esquecido é sinal de inteligência, aponta pesquisa