Ciência

Ilusão de ótica finalista de concurso global ajuda a entender como nosso cérebro funciona

por: Redação Hypeness

Uma ilusão de ótica criada por pesquisadores da Universidade de Yale pode indicar muito sobre o funcionamento de nosso cérebro.

Intitulado “Quem está perseguindo quem: Usando o movimento do fundo para evocar a percepção de perseguição em formas geométricas simples“, o estudo foi escolhido como um dos finalistas do The Illusion Contest, um concurso global de ilusões de ótica.

O vídeo criado para o projeto mostra dois pontos movendo-se sobre um mapa da cidade de Tóquio. A princípio, o ponto vermelho parece perseguir o azul, até que o cenário se inverte…

Uma intromissão do narrador, no entanto, mostra que as coisas não são bem assim. Dá o play para entender – o vídeo é em inglês, mas as imagens são autoexplicativas:

Na verdade, os pontos não estavam perseguindo um ao outro, como nosso cérebro sugere. Enquanto o ponto vermelho se mantém parado todo o tempo, o azul move-se em loop ao redor dele.

via GIPHY

Então por que temos a sensação de que eles estão andando? Tudo acontece devido aos movimentos do mapa.

Dependendo do sentido em que o mapa de fundo é movimentado, interpretamos como se os pontos estivessem indo em uma determinada direção, o que nos faz acreditar que um dos pontos está “atrás” do outro, embora eles nunca mudem de posição de fato.

via GIPHY

Não é incrível?

Publicidade

Fotos: Reprodução Youtube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não