Debate

Inteligência artificial do sistema de recrutamento da Amazon discrimina mulheres

Redação Hypeness - 16/10/2018 às 11:40

A Amazon teve que abandonar um dispositivo de algoritmo desenvolvido para o recrutamento de novos funcionários. A inteligência artificial adotada pela gigante norte-americana apresentou fortes indícios de discriminação de gênero.

O sistema, criado com base em dados de currículos recebidos ao longo de 10 anos, priorizou apenas candidatos do sexo masculino. De acordo com a agência Reuters, a inteligência artificial tinha uma forte tendência de preferir homens para as vagas, simplesmente porque o banco de dados era composto majoritariamente por profissionais do sexo masculino.

A agência internacional noticia que o método começou a ser desenvolvido em 2014 com o intuito de simplificar o processo de seleção. A ideia era a seguinte, se a Amazon tivesse 100 candidatos para uma vaga, o algoritmo poderia escolher os cinco mais indicados para a posição. A decisão se baseou em um esquema de pontuação.

O sistema reflete o machismo que paira na sociedade

Os primeiros indícios de sexismo foram detectados em 2015, quando sistema apresentou problemas na análise de currículos enviados por mulheres. O algoritmo começou a deletar as fichas com a palavra ‘mulher’. Com isso, candidatas do sexo feminino foram completamente ignoradas.

Apesar da realização de ajustes por parte dos funcionários da Amazon, ficou bastante claro a tendência de gênero da inteligência artificial. Por causa das críticas, a companhia decidiu encerrar o programa.

“O sistema da Amazon aprendeu por si só que candidatos homens eram melhores. Resumos com a palavra mulher eram descartados sem cerimônia”, diz a reportagem da Reuters.

Embora goze de certa independência, a inteligência artificial  refletem a discriminação que toma conta da sociedade.

Publicidade

Foto: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness