Ciência

Japão e Europa lançam hoje missão conjunta para explorar Mercúrio

por: Redação Hypeness

Europa e Japão uniram forças para o estabelecimento de uma corrida não tão distante assim. O velho continente e o país asiático uniram forças e lançaram a primeira missão conjunta para explorar Mercúrio.

A BepiColombo deve ser apenas a segunda excursão a chegar até o astro em 2025. Com custo de R$ 5,76 bilhões de reais, a missão dá seus primeiros passos nesta sexta-feira (19), quando se abre na Guiana Francesa a primeira janela para o lançamento.  

Daí pra frente, um longo caminho até a órbita de Mercúrio. Para que tudo corra dentro dos conformes, Japão e Europa escalaram Ariane 5 – poderoso foguete europeu responsável por levar o satélite além da órbita da Terra.

Mais um passo para conhecer o Sistema Solar

A união da Agência Espacial Europeia e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial geraram duas sondas, que vão ajudar os cientistas a entenderem mais sobre o menor planeta do Sistema Solar.

Para isso, serão percorridos 9 bilhões de quilômetros antes de alcançar o planeta. Embora a distância entre a Terra e Mercúrio seja de 77 milhões de quilômetros, a BepiColombo é forçada a ter cautela.

Japão e Europa unindo forças para entender o espaço

Diferente de viagens para o centro do Sistema Solar – quando a ação gravitacional se enfraquece com a distância do sol, o percurso até Mercúrio exerce o efeito contrário.

Dentro do Sistema Solar, os efeitos da gravidade se intensificam no mesmo sentido do movimento. Com isso, a nave ganha em potência, complicando o processo de frenagem. Sem contar o fato de estar perto do Sol, o que pode fritar os circuitos.

Cerca de 16 instrumentos viajarão a bordo das sondas. O lançamento acontece às 22h45, hora local e de Brasília.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/foto 2: ESA/CNES/Arianespace/Flickr/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Planeta do tamanho da Terra descoberto pela Nasa em ‘zona habitável’ é 50% mais frio