Sustentabilidade

Marca carioca traz a consciência social e ambiental para o mundo da moda

por: Redação Hypeness

É claro que a praia, o surfe e o típico ‘relax’ do espírito carioca também formam aquilo que o Rio de Janeiro é. Há, porém, outros aspectos que marcam a cidade tanto quanto tais símbolos, e um deles é a mistura indissociável e o contraste tão próximo entre as matas e florestas e o centro urbano – entre o verde e o cinza. O designer e empresário carioca Lucas Arcoverde reconhece nessa proximidade peculiar que o Rio oferece um ponto de amor e fuga: toda vez que precisa espairecer, ele pega sua bike e sobe as trilhas e montanhas para, em questão de minutos, estar na natureza. E é nessa fronteira entre a natureza e o concreto que ele decidiu posicionar a Mescla, sua marca de roupas.

A consciência social e ambiental é o pano de fundo da criação de Lucas. Sabendo que a moda é, ao mesmo tempo, o mercado que mais gera empregos e que mais escraviza no mundo, e que as plantações de algodão são uma das 5 frentes mais poluentes do mundo, pelo uso excessivo de agrotóxicos, a Mescla se baseia na ideia de desenvolvimento consciente.

Indo na contramão justamente dos clichês que costumam pautar a moda carioca, ao redor da praia, do surfe, do skate e de Ipanema, a marca procura um valor cultural, social e ambiental mais profundo na feitura de suas camisa, camisetas, bermudas, calças e casacos.  

Assim, a Mescla utiliza exclusivamente matéria-prima de origem orgânica ou feita a partir de material reciclável, misturando sobras de retalhos da indústria têxtil – reprocessados e transformados novamente em fibra – com fibras de garrafa PET. A importância da reutilização de retalhos é uma luta importante da marca, considerando que diariamente 15 toneladas de resíduos têxteis são desperdiçadas pelo mundo – o sonho de Lucas e da Mescla é de ajudar a conscientizar sobre a possibilidade de ser uma empresa lucrativa, de roupas bonitas e interessantes sem precisar prejudicar o meio-ambiente e o mundo.

A preocupação com o bem-estar coletivo não se restringe às questões ambientais no que diz respeito à Mescla, mas abrange toda a cadeia produtiva – incluindo os salários dos trabalhadores envolvidos em todo o processo.

Dessa forma, Lucas gosta de participar e acompanhar desde quem planta o algodão ou participa dos processos de reciclagem até as costureiras e costureiros que trabalham para a marca, a fim de garantir que todos recebem salários justos e condizentes com o espírito da Mescla.

A Mescla, porém, não é somente uma empresa consciente, mas também uma marca de roupas moderna, com cortes, estéticas e estampas sofisticadas e bonitas. O ofício de designer é também parte fundamental do trabalho de Lucas em sua empresa – é ele quem desenvolve estampas e fiscaliza também a qualidade das roupas fabricadas.

E mesmo o significado consciente e social pode se misturar à estética e ao design – como no caso das peças que trazem informações como a cor bordadas em braile, uma solução bonita e esteticamente interessante para uma preocupação essencial de inclusão.

Foi essa proposta ao mesmo tempo estética, política e ambientalmente consciente que Lucas levou para tentar um investimento de um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil. O interesse dos investidores, para embarcar como sócio no projeto da Mescla, não poderia ser somente pelo lucro – era preciso acreditar no propósito do negócio, e entender a importância de atrelar esse sentido ao aspecto financeiro da empresa. E foi isso que levou Camila Farani a decidir por investir na empresa e no sonho de Lucas, que agora poderá contar com a fundamental participação dessa tubarão para ampliar não só seus negócios, mas a ética que sua empresa defende e difunde para ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor, mais verde e mais justo.

Lucas em sua participação no Shark Tank Brasil

Assim como essa, outras histórias inspiradoras podem ser vista no Shark Tank Brasil, que vai ao ar no Canal Sony às sextas-feiras, às 22h, com reprise aos domingos, às 23h. Os episódios podem ser vistos também pelo app Canal Sony ou em www.br.canalsony.com.

Para inovar e empreender, é preciso ter coragem, ousadia e acreditar na sua própria essência e potencial. Por isso, o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, para contar histórias e dar dicas inspiradoras de quem conseguiu usar experiência de vida, muito trabalho e criatividade para ter sucesso com um negócio próprio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar e, fora dos estúdios, a realidade não é diferente. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

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© fotos: divulgação/reprodução


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