Sustentabilidade

Na Turquia, quem recicla latas e garrafas ganha créditos para o metrô

por: Redação Hypeness

Dinheiro ou cartão? Que nada. Em Istambul, na Turquia, os passageiros do metrô têm uma nova opção de pagamento para adquirir suas passagens: lixo reciclável.

A medida entrou em vigor em outubro, com várias máquinas sendo espalhadas pelas estações da cidade. O funcionamento é simples: o usuário insere garrafas plásticas ou latas de alumínio nos locais indicados, o sistema reconhece os materiais e adiciona o crédito correspondente aos cartões de transporte.

Depois, a própria máquina esmaga as latas ou corta as garrafas e separa os materiais, que são coletados manualmente e levados para a reciclagem. Os passageiros que reciclagem mais lixo poderão ser recompensados com descontos ou até gratuidade em ingressos para eventos culturais, como peças de teatro, mas o governo local não deu detalhes sobre esse plano.

De acordo com a prefeitura de Istambul, garrafas plásticas de 330 ml adicionam 2 centavos de Lira Turca aos cartões, enquanto as de 500 ml adicionam 3 centavos e as 1,5 litro adicionam 6 centavos. Já a lata de alumínio de 500ml vale 9 centavos de Lira Turca. Considerando que a passagem custa 2,60 liras, os passageiros precisarão reciclar 28 latas em troca de uma viagem de metrô.

Publicidade

Foto: Divulgação/Prefeitura de Istambul

Foto de capa via Pixabay (Creative Commons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ciclone com ventos de até 100 km/h deve atingir Sul do país após fenômeno ‘bomba’