Ciência

Nasa encontra iceberg com formato ‘perfeito’ na Antártida

23 • 10 • 2018 às 10:23 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Não se trata de uma imagem manipulada digitalmente, nem de uma ilustração perfeita ou mesmo de uma imensa obra humana, mas sim de uma impressionante criação da natureza: a NASA postou na semana passada a imagem de um “iceberg perfeito” – um bloco de gelo flutuando na Antártica com as bordas retas e a superfície incrivelmente lisa, como se tivesse sido cortado por uma máquina precisa.

Segundo consta, apesar de se tratar de um fenômeno raro, não é a primeira vez que foi registrado. Ainda que os iceberg irregulares sejam muito mais comuns, outros blocos conhecidos como “tabulares”, de dimensões muito maiores que esse recentemente registrado, já foram avistados anteriormente. O maior iceberg tabular já registrado tinha 11 mil quilômetros quadrados.

O tweet da NASA explica um pouco o motivo do corte perfeito: trata-se de um bloco que se desprendeu recentemente, e que ainda não foi moldado e rachado pelo contato com a água e o movimento. “A superfície plana e os ângulos retos indicam que provavelmente foi originado recentemente da plataforma de gelo”, afirmou o post. O iceberg flutuava próximo a um bloco gigantesco conhecido como Larsen C., da onde provavelmente se originou.

Publicidade

© fotos: NASA


Canais Especiais Hypeness