Debate

No Chile, senador sugere ‘Lei Bolsonaro’ para combater fake news

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O senador chileno Alejandro Navarro sugeriu em suas redes sociais a criação de uma lei contra a disseminação de fake news. O parlamentar do Chile resolveu batizar o projeto de Lei Bolsonaro.

Fundador do Partido País, Navarro disse ter escolhido o nome do candidato do PSL à presidência da República para mostrar que políticos podem ter a candidatura impedida, caso estejam propagando notícias falsas, seja nas redes sociais ou em discursos.

O senador explica que a lei é “uma reforma necessária para resguardar a democracia”. Navarro também chamou de “questionável” as estratégias de campanha adotadas por Bolsonaro.

“É devido a questionável forma de fazer política do candidato presidenciável do Brasil, Jair Bolsonaro, que foi surpreendido por ter pago, mediante empresários amigos, a difusão de notícias falsas sobre seus adversários, como a distribuição do ‘kit gay’ para crianças nas escolas; a utilização de uma atriz morta para dizer que uma apoiadora de Bolsonaro foi agredida; que Haddad defendeu o incesto em um de seus livros e que apresentaria uma lei para legalizar a pedofilia”, completou.

Navarro considera ‘questionável’ a estratégia de campanha adotada por Bolsonaro

Há alguns dias, o jornal Folha de São Paulo publicou reportagem associando empresários entusiastas de Jair Bolsonaro com um esquema milionário de disparo de fake news pelo WhatsApp.

Segundo o periódico paulista, mais de 12 milhões de reais foram injetados em um único pacote de mensagens falsas contra Fernando Haddad (PT). A prática é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral e pode causar inclusive a impugnação da candidatura do responsável.

Em sua defesa, Bolsonaro disse não ter controle dos atos de seus apoiadores. Mesmo assim, o deputado federal descumpriu medida do TSE que proibia a veiculação de campanhas sobre o ‘kit gay’ no horário eleitoral.

Publicidade Anuncie

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Plataforma cobra promessas esquecidas de políticos com rigor religioso