Debate

Nordestinos são alvo de preconceito de pessoas que passam o verão lá

por: Redação Hypeness

Mais uma vez, a insatisfação com o resultado das eleições virou motivo para algumas pessoas expressarem seus sentimentos contra nordestinos. A raiva foi potencializada com a notícia de que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, não venceu Fernando Haddad, do PT, em nenhum estado da região.

Foi o bastante para as redes sociais serem inundadas com manifestações preconceituosas, que sequer merecem espaço aqui. Teve de tudo, anônimos e gente importante que acabou perdendo o emprego por falar demais.

Talvez a citação mais irônica proferida por alguns seja a de que “nordestino vota errado e depois vem procurar trabalho no Sudeste”. Ora, será que estas pessoas já pararam pra pensar que cidades como São Paulo e Rio de Janeiro não seriam nada, absolutamente nada sem a contribuição de homens e mulheres, que deixaram sua terra em busca de uma vida melhor.

O preconceito não tem limites

Aliás, os preconceituosos de plantão não devem ter percebido, enquanto passam férias no Ceará ou Pernambuco, que Fortaleza e Recife, são hoje, duas das cidades mais desenvolvidas do Brasil. Pra não dizer que Salvador, Bahia, foi a primeira capital brasileira.

Bom, mesmo que não compreendam, saibam que tais manifestações se caracterizam como xenofobia, que é crime no Brasil. A Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 proíbe este tipo de preconceito.

Para denunciar, você pode ligar no número 100. Ou acessar o site do Ministério Público Federal e da plataforma especializada em crimes cibernéticos, SaferNet.

Lembrando que dia 8 de outubro é celebrado o Dia do Nordestino. O que nos faz lembrar dos grandes nomes que nasceram nessa região. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Ferreira Gullar, Tom Zé, Dorival Caymmi, Alceu Valença, Elba Ramalho, Rui Barbosa, entre outros. Viva o Nordeste!

Gilberto Gil Palmas GIF - Gilbertogil Clap GIFs

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Presidente do Parlamento da Nova Zelândia nina bebê de casal LGBT