A Indonésia lida com os reflexos de um desastre sem precedentes. O país foi atingido por um terremoto no último fim de semana (29), que até o momento deixou mais de 800 mortos.
Em meio ao horror que tomou conta do país asiático, a coragem de um controlador de voo chama a atenção. Anthonius Gunawan Agung, de 21 anos, não deixou o posto na torre de controle, até se certificar que um avião decolasse em segurança.
O jovem estava na torre de controle do aeroporto de Palu, no centro da ilha de Sulawesi, quando o tremor de magnitude 7,5 atingiu o país na sexta-feira (28). A torre começou a ruir, mas Anthonius se recusou a sair enquanto não tivesse certeza que o avião tivesse decolado em segurança.

O controlador está sendo considerado um herói nacional
Assim que terminou, o controlador pulou da janela do prédio, quebrou as pernas, os braços e a costela. Infelizmente não conseguiu ser socorrido a tempo. Desde a tragédia, Agung vem sendo considerado herói na Indonésia por ter sacrificado a própria vida em detrimento dos passageiros e da tripulação. Anthonius foi enterrado com honrarias militares.
Agências internacionais dão conta de que ao menos 832 pessoas foram mortas por causa do terremoto. Entretanto, o número ainda pode subir, pois dezenas seguem desaparecidas e mais de 500 estão feridas.
Segundo a Cruz Vermelha, 1,6 milhão de pessoas foram afetadas pelo desastre, que registrou ainda um tsunami com ondas de pelo menos dois metros.