Inspiração

O Día de Los Muertos é uma celebração dos vivos – e está chegando ao Brasil

por: Redação Hypeness

Dois de novembro é dia de festa no México – e também em muitas partes dos Estados Unidos. A celebração do Día de Los Muertos é uma verdadeira homenagem aos que já se foram, mas está longe do clima fúnebre do Dia de Finados que marca a data aqui no Brasil.

A festividade é tão antiga que remonta à América pré-hispânica. Desde 2008, a Unesco nomeou a festa como Patrimônio Imaterial da Humanidade – e o título é mais do que merecido.

Diversas culturas mesoamericanas, como é o caso dos astecas, acreditavam que, após a morte, os defuntos precisavam lidar com diversos obstáculos até chegar ao “Mictlan”, lugar destinado ao descanso final. Os vivos ficavam a cargo de acompanhar os defuntos neste percurso até a paz eterna, realizando cerimônias nos primeiros quatro anos seguintes ao falecimento de uma pessoa querida.

Com a chegada dos espanhóis ao território, a tradição sofreu um processo de aculturamento e ganhou a forma que conhecemos hoje. Provavelmente foi nessa época em que passou a ser celebrado na mesma data do Dia de Finados. As semelhanças, no entanto, param por aí.

O Dia de Los Muertos é uma verdadeira comemoração da alegria de estar vivo e das lembranças de quem se foi. Muita música, cores e comida farta fazem parte da festa. E nenhuma festa de los muertos é completa sem uma oferenda, ou altar.  

O altar leva fotos de pessoas queridas que faleceram, muitas flores, objetos pessoais dos homenageados, suas comidas preferidas e também algum tipo de bebida, normalmente sendo tequila ou água. A oferenda também ganha um toque festivo com a presença do papel picado, aquelas bandeirinhas mexicanas feitas em papel colorido. Acredita-se que os mortos venham ao mundo dos vivos nesta data e, portanto, é preciso que eles sejam bem recebidos quando chegarem.

Dois elementos importantíssimos do altar são ainda as caveirinhas de açúcar, representando os membros da família e adicionando um colorido extra à festividade; e os cravos-de-defunto, que, segundo a lenda, servem de guia aos espíritos neste mundo.

Embora seja de origem mexicana, a data também é celebrada em muitos locais dos Estados Unidos, contando com comemorações em Phoenix e em Los Angeles, por exemplo. Diferente do Halloween, cuja inspiração vem da história celta e tem um toque de terror, o Dia de Los Muertos só traz alegria e uma animada celebração entre amigos.

Este ano, a festa também está aterrissando no Brasil, graças à tequila El Jimador e aos restaurantes Sí Señor. Uma promoção da rede está oferecendo um jantar especial para dois composto por seis street tacos de alcatra fatiada, além de duas frozen margaritas de frutas vermelhas por R$ 82. De brinde, a dupla ainda leva dois copinhos de shot (vazios, viu?) no formato da caveira de El Jimador.

A barbada está valendo para todas as unidades do Sí Señor em São Paulo, exceto a do Itaim Bibi. O benefício é válido até o dia 17 de novembro, e só podem participar maiores de 18 anos. Para saber mais, clica aqui.

Bora convidar o/a crush para curtir um jantar mexicano no melhor clima de “até que a morte os separe”?

ESTE PRODUTO É DESTINADO A ADULTOS.

EVITE O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Richarlison da seleção, ao falar sobre apagão no Amapá, mostra mais consciência do que autoridades