Sustentabilidade

O e-commerce que encontrou na venda de lixo uma fonte sustentável de lucro

por: Redação Hypeness

Se o bom comerciante é capaz de vender tudo, a VG Resíduos é simplesmente imbatível: trata-se de uma loja virtual que vende lixo, e faz disso um excelente negócio, como uma iniciativa que ajuda a gerir um dos grandes desafios das indústrias. A empresa oferece, através de uma plataforma que gerencia a compra e venda de resíduos, sobras de linhas de produção, como restos de madeira, papelão e sucatas de ferro, para outras empresas especializadas no tratamento desse lixo.

Plataforma mineira gerencia a compra, a venda e todos as etapas dos resíduos indústriais

Segundo o CEO Guilherme Arruda, a VG Resíduos acompanha todo o ciclo do descarte, permitindo aos clientes programar a retirada dos materiais, checar os certificados dos tratadores e ainda produzir relatórios ambientais para órgãos reguladores. Funcionando desde 2016, essa startup hoje possui uma rede 230 fabricantes e 800 tratadores cadastrados, que pagam R$ 680 por mês para cada ponto de coleta. Segundo a VG, esse controle permite uma redução de gastos de até 20% para as empresas.

Dentre os tipos de resíduo gerenciado, o papelão representa parte importante do negócio

Entre os clientes, nomes graúdos como Bombril, Usiminas e Honda, entre outros, fazem a VG Resíduos programar para o final desse ano o faturamento do primeiro milhão de reais. Se o lixo é um dos grandes problemas atuais da humanidade, e saber o que fazer com os resíduos que produzimos é um dos nosso maiores dilemas, ajudar a resolver tal problema pode ser também um negócio literalmente milionário. O planeta agradece.

Resíduos industriais de ferro

Para inovar e empreender, é preciso ter coragem, ousadia e acreditar na sua própria essência e potencial. Por isso, o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, para contar histórias e dar dicas inspiradoras de quem conseguiu usar experiência de vida, muito trabalho e criatividade para ter sucesso com um negócio próprio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar e, fora dos estúdios, a realidade não é diferente. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Compostagem: o que você não deve colocar (nunca!) na sua composteira