Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O pleito eleitoral de 2018 ficará marcado pelos excessos. Infelizmente não se trata da abundância de propostas boas, pelo contrário, o cenário polarizado de 2018 já fez uma vítima – o mestre de capoeira Moa do Kantandê foi assassinado em Salvador por defender o voto no PT e agora, uma mulher foi agredida por usar uma camiseta com a expressão #EleNão.
A estudante de 19 anos foi atacada no bairro de Cidade Baixa, em Porto Alegre. A jovem, que registrou Boletim de Ocorrência, diz ter sido agredida por três homens na capital gaúcha na noite de segunda-feira (8).
Com medo de sofrer novos ataques, a vítima preferiu não revelar a identidade, mas afirma ter sido abordada no caminho de casa. Além de ser agredida com socos, os homens a questionaram sobre os motivos de estar usando uma camiseta contra o candidato à presidência Jair Bolsonaro.
Insatisfeitos, eles utilizaram um canivete para desenhar em sua barriga uma suástica – o símbolo máximo do nazismo. Até o momento, a jovem fez exame de lesão corporal e está tomando calmantes por causa do trauma.
A jovem diz ter aido agredida ao descer do ônibus
O caso repercutiu nas redes sociais, provocando manifestações de nomes como o de Cláudio Goldberg Rabin. Jornalista e judeu, o gaúcho postou no Facebook um longo desabafo sobre a nuvem de intolerância que paira sobre o Brasil.
Rabin criticou a disseminação de notícias falsas , além de citar o nome do delegado Paulo Jardim, a quem chamou de “um dos maiores caçadores de neonazistas do Brasil”.
Jardim é titular da 1ª Delegacia de Porto Alegre e responsável pelo caso. Ele afirma que os autores da agressão ainda não foram identificados e que o desenho não é um símbolo extremista.
“Eu fui olhar o desenho que fizeram na barriga dela. É um símbolo budista, de harmonia, de amor, de paz e de fraternidade. Se tu fores pesquisar no Google, tu vai ver que existe um símbolo budista ali. Essa é a informação”, afirmou em entrevista à BBC News Brasil.
Cláudio Goldberg argumenta que “o que se tem de evidência até agora é o relato de uma pessoa. Só. O resto é um clima de medo que nos ajuda a reforçar aquilo que queremos acreditar — a essência da propagação das notícias falsas”.
Por outro lado, Zalmir Chwartzman, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, preferiu não comentar as declarações do delegado. Também em conversa com a BBC, ele declarou que “temos que ter prudência e aguardar as investigações. A insanidade que tomou conta do país é assustadora. Cabe neste momento uma manifestação dos dois candidatos pedindo paz no Brasil. Há gente que faz loucura em nome de Deus, Alá, Moisés, Lula, Bolsonaro, mas o Brasil é maior que as pessoas e os partidos.”
Em entrevista ao Zero Hora, o delegado havia dito que, enquanto especialista na área, “pegaram um símbolo budista e inverteram ele”.
Depois de ser questionado por jornalistas, Jardim disse “não fazer ideia” e que “chama a atenção que o desenho é semelhante a uma suástica, mas não está correto. Está ao contrário. Quem fez aquilo ali não sabia o que era uma suástica”.
Ele finalizou relatando que os investigadores estão em busca de “imagens de câmeras de segurança e de possíveis testemunhas”.
Publicidade
O apresentador Rodrigo Bocardi está entre os assuntos mais falados no Twitter após um momento de constrangimento no...
A Hutukara Associação Yanomami denunciou o avanço dos garimpeiros em suas terras indígenas através de um...
Dois jovens foram flagrados fazendo sexo em público em uma praça no centro da cidade de Campo Grande, no Mato...
A filha mais nova de Tom Veiga, o intérprete do Louro José, completou 15 anos no domingo (1º), mesmo dia em que...
Esta matéria foi construída para debater a associação entre a prisão do DJ Rennan da Penha e a criminalização do...
É inevitável que os estudos tradicionais e a formação acadêmica cada vez mais se misture com o uso e a realidade...
Que o mercado de trabalho em geral ainda é extremamente machista, a gente já sabe. Mas infelizmente, há diversas...
Quem cresceu nos anos 90 conhece esta figura, com ou sem máscara. Com ou sem cabelos grisalhos. Suzana Alves, a...
Essa terça-feira (30) é, provavelmente, o último dia de Sarah Andrade no 'Big Brother Brasil'. A sister, que havia...