Debate

Oferta de cerveja no mundo pode acabar por causa do aquecimento global

por: Redação Hypeness

Há décadas, os ambientalistas alertam para os efeitos do aquecimento global. Apesar do firmamento de acordos com o Protocolo de Kyoto – compromisso assinado por países desenvolvidos pela diminuição de gases do efeito estufa, o fenômeno segue como uma das principais ameaças ao desenvolvimento da humanidade.

Desde a eleição de Donald Trump a luta pelo equilíbrio ambiental se vê ameaçada. O presidente norte-americano insiste em ignorar especialistas, adotando uma postura de descrédito e que pode culminar na saída dos Estados Unidos de acordos climáticos.

Talvez com a notícia de que a produção de cerveja pode ser comprometida nos próximos anos, Trump e outras pessoas enxerguem a realidade como ela é. O periódico Nature Plants publicou um estudo dizendo que as secas e as ondas de calor vão provocar uma queda brusca no rendimento das colheitas de cevada, gramínea e cerealífera.

A produção da bebida está seriamente ameaçada pelo aquecimento global

Sem os principais ingredientes, a fabricação da bebida fica comprometida e com uma perda que pode atingir os 17% e o preço da cerveja deve dobrar ou até triplicar em alguns lugares do mundo.

O estudo mostra que os efeitos devem se intensificar antes ou depois do ano de 2050, afetando pelo menos 34 regiões produtoras de cevada. Europa e Austrália vão ser as regiões mais afetadas pelas mudanças climáticas.

“Embora esse não seja o impacto futuro mais preocupante da mudança climática, extremos climáticos relacionados a isso podem ameaçar a oferta e a acessibilidade econômica da cerveja”, diz o estudo, chefiado por cientistas da Universidade da Califórnia, da Universidade Chinesa de Pequim, da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, do Centro Internacional Mexicano para Melhorias do Milho e do Trigo e da Universidade de East Anglia (Inglaterra).

Os animais também vão sofrer, pois apenas 17% da cevada produzida no mundo é usada para a fabricação de cerveja. Porém, o resto é dedicado ao alimento do gado. Ou seja, em um futuro não tão distante, será preciso mediar um conflito entre a dieta dos animais e a sede de seres humanos.

Publicidade

Foto: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O ex-locutor de rodeios que hoje é um crítico da prática e denuncia a crueldade animal