Inspiração

Paixão pelo Palmeiras incentivou jovem com Down a aprender a ler

por: Joao Rabay

O processo de aprendizado de crianças com Síndrome de Down apresenta desafios específicos, mas que podem ser superados graças ao esforço de familiares e educadores. E tudo fica mais fácil se elas tiverem motivações especiais para se dedicar.

Luan, de 14 anos, vive em Urupês, no interior de São Paulo, e tem na paixão pelo futebol, especificamente pelo Palmeiras, um forte incentivo para se dedicar aos estudos. Suas dificuldades com leitura e escrita estão sendo superadas graças ao amor pelo time de coração.

Luan acompanhado dos pais

Foi ouvindo Luan ler a escalação do time que a equipe pedagógica pôde concluir que ele estava evoluindo na leitura – “Até então, ele escrevia, mas não queria ler para a gente. Então a achávamos que ele não conseguia ler ou alguma coisa assim”, contou a vice-diretora da escola, Maria Rita Simioni, ao Globo Esporte.

As educadoras perceberam o potencial que a paixão pelo Verdão trazia, e passaram a incluir o universo do clube às aulas. Os nomes do time e de jogadores são usados para ensinar a separação de sílabas, por exemplo. Os jogos do Palmeiras também ajudam o garoto a se localizar nos dias da semana, e o símbolo do clube são explorados nas aulas de matemática e geografia. Como dizem vários fanáticos por futebol, é muito mais que um jogo.

O garoto conta com o apoio de uma educadora durante as aulas

 

Publicidade

Com informações do Globo Esporte

Fotos: Reprodução/TV Globo


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ashley Graham exibe seu corpo pós-maternidade e mais uma vez exalta beleza real