Ciência

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um remédio que pode acabar com o câncer de bexiga

02 • 10 • 2018 às 05:09 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um estudo que levou 12 anos para ser concluído acaba de render os primeiros frutos: um remédio que pode se tornar um aliado em pacientes que sofrem com câncer de bexiga.

A droga foi desenvolvida por pesquisadores da Unicamp e já passou por testes em animais e em seres humanos. Espera-se que o medicamento esteja disponível no mercado dentro de seis anos.

Menos tóxico do que os remédios habituais, ele é considerado um nanofármaco e administrado em doses menores do que os quimioterápicos. Seu funcionamento estimula a produção de proteínas de células de defesa do corpo e destrói os tumores.

Pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da substância. Foto: Divulgação

Pacientes diagnosticados com metástase e cujas alternativas de tratamentos convencionais haviam se esgotado passaram a testar a droga há mais de um ano. O resultado foi uma diminuição de 40% a 50% no tamanho dos tumores e um aumento da expectativa de vida de três meses para mais de um ano.

Após os primeiros resultados, uma nova fase de experimentos foi liberada, com o medicamento sendo usado por pessoas com qualquer estágio de câncer de bexiga.

Publicidade

Foto em destaque via


Canais Especiais Hypeness