Inovação

Pesquisadores estão desenvolvendo tecnologia para enviar aromas virtualmente

por: Redação Hypeness

Você já deve ter visto uma foto ou vídeo de uma comida que dá água na boca e pensado em como seria se fosse possível transmitir o cheiro dela de alguma forma. E esse dia por finalmente estar chegando!

Uma equipe de pesquisadores do Imagineering Institute, da Malásia, está trabalhando nessa ideia e já conseguiu alguns avanços interessantes no chamado Digital Smell, usando correntes elétricas para induzir o cérebro a achar que está sentindo determinados odores.

Por enquanto, a tecnologia, ainda em fase de aperfeiçoamento, requer que se insira fios pelas narinas, mas os pesquisadores estão trabalhando em uma forma de evitar o desconforto. Voluntários que testaram a invenção classificaram os cheiros como “perfumado”, e “químico”, além de alguns terem percebido notas “frutadas”, “doces” e “amadeiradas”.

O sonho de Kasun Karunanayaka, líder do projeto, é criar uma “internet multissensorial”, mas ele também prevê outros usos para a invenção, como em salas de cinema e junto a acessórios de Realidade Virtual.

Os pesquisadores usam eletrodos que tocam o epitélio olfatório (a pele interior do nariz) e, graças a choques de diferentes intensidades e frequências, verificam quais áreas do cérebro são estimuladas. O desafio agora é conseguir determinar o parâmetros exatos para criar cada tipo de odor.

 

Publicidade

Fotos: Divulgação/Imagineering Institute

Foto de capa via Pixabay (Creative Commons CC0)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
McDonald’s tumultua mercado com novo hambúrguer à base de plantas