Futuro

Plataforma brasileira promete revolucionar a seleção de jovens jogadores de futebol por clubes e empresários

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O futebol ocupa de tal forma um lugar central no esporte e na cultura do nosso país como um todo, que é possível afirmar que qualquer pessoa nascida no Brasil já se imaginou colhendo em sonho as glórias de marcar um gol decisivo em um estádio lotado diante de sua torcida. O sonho de ser um jogador e tornar-se um ídolo do Futebol em um país como o Brasil vai além da possível glória, sendo um potencial passaporte para que um jovem saia da pobreza e crescer econômica e socialmente, ganhar dinheiro e até mesmo sobreviver.

Por mais que o Brasil seja o maior celeiro de craques do mundo, entre o talento com a bola nos pés em um campo de várzea e a possibilidade efetiva de se tornar um jogador profissional, no entanto, há um longo e tortuoso processo, que deixa pelo caminho a vasta maioria dos que sonham em jogar bola em um grande clube.

Saltar aos olhos de um olheiro, em uma das tantas peneiras com centenas de outros moleques bons de bola é quase impossível, e foi pensando em otimizar e facilitar esse processo que os empreendedores André Gomes e Gustavo Castello Branco criaram a Seemipro, a primeira plataforma online que conecta clubes e intermediários com os próprios jogadores das categorias de base.


Trata-se de uma mão na roda – ou um chute na bola – não só para os jovens jogadores, mas também para os clubes e agentes, que passam a poder se encontrar em um ambiente de interação e oportunidade. Na plataforma, os garotos criam perfis completos, com informações de carreira, suas conquistas, seus números e vídeos com seus melhores momentos, e tais perfis podem ser acessados pelos empresários ou pelos próprios clubes à procura de craques, entre 13 a 22 anos na média.

Publicidade

A ideia é mostrar que as peneiras não são a melhor maneira de se conhecer um jogador – e que a plataforma, como um linkedin do futebol, pode justamente transformar esse processo.

Para melhorar ainda mais a prospecção dos clubes e agentes na procura pelos jogadores, a plataforma oferece uma pesquisa devidamente filtrada, por categoria, altura, peso, dados gerais, posição e performance. É a única plataforma do tipo no mundo, que já oferece mais de 3 mil jogadores cadastrados e contrato com 15 grandes clubes – entre eles gigantes como o River Plate, da Argentina – e agências do mundo, firmados já na festa de lançamento da Seemipro. Os clubes e intermediários pagam uma mensalidade para acessar os jogadores, e os jovens podem fazer o perfil gratuitamente ou criar em um modo premium que é pago.

A ideia nasceu diante de uma oportunidade, mas também de uma experiência de vida. André jogou em categorias de base e treinou no Internacional de Porto Alegre, e sentiu na pele a dor de não conseguir triunfar no futebol pela falta de oportunidades. A plataforma, portanto, entra como uma solução para a falta de visibilidade dentro e fora das peneiras e a dificuldade de acessar clubes e intermediários, do ponto de vista dos jogadores, e para que os clubes possam dar conta da demanda por novos jogadores sem o alto investimento em seletivas, olheiros e escolinhas.

É um modelo realmente novo, com potencial de transformar um imenso e bilionário mercado, e otimizar os sonhos de milhares de jovens talentos que provavelmente ficariam esquecidos entre as quatro linhas dos campos de pelada do Brasil e do mundo por mil motivos que se impõem como barreiras para que os talentos com a bola nos pés se transformem em jogadores profissionais de fato. E foi esse modelo que André e Gustavo levaram até o Shark Tank Brasil, o programa em que empreendedores levam suas startups para tentar pescar um dos tubarões a investirem em sua empresa.

A novidade da Seemipro deixou a maioria dos tubarões desconfiados com as barbatanas em pé, mas o imenso potencial do mercado do futebol fez com que o shark João Appolinário decidisse embarcar como sócio na plataforma – não sem antes impor certas condições junto de seu investimento. Para assistir o gol de placa marcado por André e Gustavo aos 45 do segundo tempo e outras goleadas empreendedoras, só mesmo no Shark Tank Brasil, exibido no Canal Sony toda sexta-feira, às 22hs, com reprise aos domingos, às 23hs. Os episódios também podem ser assistidos pelo app Canal Sony ou em www.br.canalsony.com.   

Para inovar e empreender, é preciso ter coragem, ousadia e acreditar na sua própria essência e potencial. Por isso, o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, para contar histórias e dar dicas inspiradoras de quem conseguiu usar experiência de vida, muito trabalho e criatividade para ter sucesso com um negócio próprio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar e, fora dos estúdios, a realidade não é diferente. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação/reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Provamos o Futuro Burger, carne vegana de laboratório 100% brasileira. Aí vai o nosso veredito