Debate

Proteste reprova 7 marcas de azeite por conter outros óleos; veja quais

por: Redação Hypeness

A Proteste apontou que sete produtos vendidos como azeite não podem ser considerados azeites. De acordo com testes realizados pela Associação de Defesa do Consumidor, os produtos são, na verdade, uma mistura de óleos vegetais.

Ao todo, foram analisadas 60 marcas e entre as reprovadas estão Barcelona (lote 2275/18), Porto Valência (lote ZP32V18), Casalberto (lote ZI09E01), Olivenza (lote 09973), Faisão Real (lote 001), Do Chefe (lote 0001) e Borgel (lote 006).

A partir das conclusões, a Proteste entrou com ações na Justiça contra as empresas acusadas de comercializar azeites fraudados. O objetivo da associação é conseguir a retirada dos lotes do mercado.

A Proteste diz que os azeite devem ser 100% genuínos

“Na análise sensorial, comprovamos que esses produtos se dizem extravirgens, mas não são. Isso também ocorre com a marca Beirão, que, embora não esteja fraudada, peca na sua classificação errada como extravirgem”, diz a Proteste em seu site oficial.  

Os argumentos da Associação de Defesa do Consumidor vão de encontro com requisitos que exigem que o azeite seja vendido puro e sem mistura com qualquer tipo de óleo. Aliás, as embalagens devem conter a informações atestando a presença apenas de óleo de oliva.

Segundo a Proteste, os consumidores que adquiriram os produtos podem pedir o dinheiro de volta

Em 2017, a marca Borgel já havia sido reprovada pelo mesmo problema. Agora, a Justiça determinou que a empresa retire imediatamente do mercado o lote 006, com validade até 02/01/2020. Caso a medida não seja cumprida, será aplicada  multa diária de R$ 50 mil. Os consumidores que possuem o azeite podem pedir o dinheiro de volta.

A Proteste diz que os testes levam em consideração fatores técnicos que “indicam a pureza do azeite de oliva”. A associação explica que a principal fraude é a “adição de outros óleos vegetais ou animais ao azeite”.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Proteste


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Izabella Camargo critica saída da Globo: ‘Pior que assalto a mão armada’