Debate

Quais são, de fato, as propostas de Haddad e Bolsonaro para as mulheres

por: Redação Hypeness

Por mais polarizada e pautada por fake news que esteja sendo a atual campanha presidencial, é preciso orientar seu voto não só pelas opiniões e histórias de vida, mas principalmente pelas reais propostas de cada candidato. E, superando as notícias falsas e os excessos da internet, tais propostas podem ser vistas nos planos de governo tanto de Fernando Haddad quanto de Jair Bolsonaro, devidamente registrados no TSE e disponíveis para consulta.

Uma reportagem do UOL se baseou exclusivamente nesses planos para analisar em comparação oito temas considerados relevantes. E foi a partir dessa reportagem que selecionamos aqui as posições e propostas das duas chapas a respeito de um assunto de suma importância para o futuro do país: a mulher. Assim, selecionamos a partir dos tópicos levantados na matéria original, as propostas sobre violência, saúde, mercado, trabalho e maternidade pelos dois candidatos.

Fernando Haddad possui 18 propostas relacionadas às mulheres em seu plano de governo; Jair Bolsonaro possui 2 propostas relacionadas ao tema.

No programa de Haddad, dessas 18 propostas, 8 são relacionadas ao trabalho, como a garantia de isonomia salarial (em que mulheres em um mesmo cargo não podem ganhar menos que homens), maior número de vagas em creches, e estímulo à concessão de crédito e ao empreendedorismo feminino. Na segurança, o programa afirma a integração e ampliação da proteção e atenção às vítimas de violência (através de projetos como a Casa da Mulher Brasileira) além da consolidação do combate ao feminicídio, citando como paradigma a Lei Maria da Penha. E finalmente o programa de Haddad advoga pela promoção do exercício pleno dos direitos sexuais e reprodutivos.

O programa de governo de Jair Bolsonaro cita projetos ligados às questões e diretrizes para mulheres duas vezes. A primeira vez na área de segurança, afirmando o combate ao estupro de mulheres e crianças, e a segunda, na área de saúde, afirma o estabelecimento de programas neonatais em todo o país para promover a visita das gestantes ao dentista, sem maiores detalhes.

Leia aqui a íntegra dos programas de governo de Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, candidatos disputando o segundo turno das eleições para presidente do Brasil.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Reality Show desafia participantes a tornarem-se vegetarianos ou comerem seus pets