Debate

Qual a melhor alternativa ao leite de vaca para a saúde e o meio ambiente?

por: Redação Hypeness

Temos de concordar de que como bons brasileiros, adoramos o famoso pão na chapa com bastante manteiga derretida, um bom pedaço de queijo e o inesquecível pingado, porém, a indústria de laticínios é uma das mais prejudiciais para o meio ambiente, isso sem falar nos cada vez mais questionáveis benefícios para a saúde. Cada vez mais pessoas estão em busca de uma vida mais saudável e sustentável e, isso tem se traduzido na escolha de uma alternativa ao leite de vaca.

Atualmente existem diversas opções no mercado, que são muito mais saudáveis do que o leite ultra processado de origem animal, sem agredir tanto o meio ambiente. Sabemos que, infelizmente, essas ainda são alternativas caras, mas talvez possamos adaptar nossas vidas, nem que seja diminuindo a quantidade de leite que ingerimos. Qual é a melhor escolha para você?

Leite de Amêndoas

Apesar de não diminuir tanto o impacto ambiental, devido a grande quantidade de água usada para o cultivo das amêndoas, este leite possui bastante proteína, gorduras boas, flavonóides e, ainda por cima, costuma ser enriquecido com cálcio e vitaminas.

Leite de Coco

A grande vantagem é que ele possui um impacto ambiental muito baixo, porém em termos de saúde, ele quase não possui benefícios nutricionais. A boa notícia é que, atualmente, muitas empresas vêm trabalhando para enriquecê-lo e transformá-lo em uma boa opção.

Leite de Arroz

Este é o leite mais parecido possível com o de vaca, em relação ao gosto, porém também possui suas desvantagens. Apesar de ser cultivado no mundo todo, o arroz precisa de muita água para ser produzido e, atualmente existem muitas variedades que são geneticamente modificadas, o que causa uma certa preocupação.

Leite de Cânhamo

Além dos benefícios ambientais, já que a produção do cânhamo é bastante ecológica, seu leite possui muitas proteínas e ácidos graxos, que ajudam a manter a saúde cardiovascular, equilibrar o colesterol e fortalecer a pele. Além do mais, o cânhamo ajuda a combater o aquecimento global, filtrando o dióxido de carbono da atmosfera!

Leite de Aveia

O impacto ambiental é muito menor do que para produzir leite de origem animal, já que seu cultivo exige uma quantidade muito menor de água, porém a energia usada para transformar a aveia em leite acaba sendo uma questão a ser pensada. Apesar disso, ele ajuda a combater o colesterol ruim e possui vitaminas do complexo B.

Leite de Soja

Apesar do leite de soja possuir quase os mesmos valores nutricionais que o de vaca, seu impacto ambiental é imenso. Não podemos esquecer dos quilômetros e mais quilômetros de floresta amazônica que já foram destruídos apenas para o cultivo da soja.

Leite de Ervilha

Apesar de ser muito mais difícil de encontrar (e ainda muito caro), o leite de ervilha é riquíssimo em cálcio ômega 3. A grande vantagem é no pequeno impacto ambiental, já que a ervilha requer 6 vezes menos água que as amêndoas e fixa naturalmente hidrogênio no solo.

 

E então? Já decidiu qual é a melhor opção para a sua vida e seu bolso?

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artistas têm que parar com ostentação e mudar postura nas redes durante coronavírus