Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Temos de concordar de que como bons brasileiros, adoramos o famoso pão na chapa com bastante manteiga derretida, um bom pedaço de queijo e o inesquecível pingado, porém, a indústria de laticínios é uma das mais prejudiciais para o meio ambiente, isso sem falar nos cada vez mais questionáveis benefícios para a saúde. Cada vez mais pessoas estão em busca de uma vida mais saudável e sustentável e, isso tem se traduzido na escolha de uma alternativa ao leite de vaca.
Atualmente existem diversas opções no mercado, que são muito mais saudáveis do que o leite ultra processado de origem animal, sem agredir tanto o meio ambiente. Sabemos que, infelizmente, essas ainda são alternativas caras, mas talvez possamos adaptar nossas vidas, nem que seja diminuindo a quantidade de leite que ingerimos. Qual é a melhor escolha para você?
Leite de Amêndoas
Apesar de não diminuir tanto o impacto ambiental, devido a grande quantidade de água usada para o cultivo das amêndoas, este leite possui bastante proteína, gorduras boas, flavonóides e, ainda por cima, costuma ser enriquecido com cálcio e vitaminas.
Leite de Coco
A grande vantagem é que ele possui um impacto ambiental muito baixo, porém em termos de saúde, ele quase não possui benefícios nutricionais. A boa notícia é que, atualmente, muitas empresas vêm trabalhando para enriquecê-lo e transformá-lo em uma boa opção.
Leite de Arroz
Este é o leite mais parecido possível com o de vaca, em relação ao gosto, porém também possui suas desvantagens. Apesar de ser cultivado no mundo todo, o arroz precisa de muita água para ser produzido e, atualmente existem muitas variedades que são geneticamente modificadas, o que causa uma certa preocupação.
Leite de Cânhamo
Além dos benefícios ambientais, já que a produção do cânhamo é bastante ecológica, seu leite possui muitas proteínas e ácidos graxos, que ajudam a manter a saúde cardiovascular, equilibrar o colesterol e fortalecer a pele. Além do mais, o cânhamo ajuda a combater o aquecimento global, filtrando o dióxido de carbono da atmosfera!
Leite de Aveia
O impacto ambiental é muito menor do que para produzir leite de origem animal, já que seu cultivo exige uma quantidade muito menor de água, porém a energia usada para transformar a aveia em leite acaba sendo uma questão a ser pensada. Apesar disso, ele ajuda a combater o colesterol ruim e possui vitaminas do complexo B.
Leite de Soja
Apesar do leite de soja possuir quase os mesmos valores nutricionais que o de vaca, seu impacto ambiental é imenso. Não podemos esquecer dos quilômetros e mais quilômetros de floresta amazônica que já foram destruídos apenas para o cultivo da soja.
Leite de Ervilha
Apesar de ser muito mais difícil de encontrar (e ainda muito caro), o leite de ervilha é riquíssimo em cálcio ômega 3. A grande vantagem é no pequeno impacto ambiental, já que a ervilha requer 6 vezes menos água que as amêndoas e fixa naturalmente hidrogênio no solo.
E então? Já decidiu qual é a melhor opção para a sua vida e seu bolso?
Publicidade
O Inubosaki Marine Park Aquarium, em Choshi, no Japão, fechou as portas em janeiro deste ano devido ao declínio no...
Um processo está sendo movido contra a cantora Luísa Sonza por motivo de racismo. A ação judicial corre no Rio de...
Se hoje as fake news e a manipulação potencial do público são temas que pautam qualquer debate sobre eleições e o...
A cantora Joelma é mais uma brasileira com um relato sobre as sequelas da covid-19. Algumas pessoas perduraram por...
A reportagem de capa publicada na semana passada pela revista Época causou manifestações contundentes da sociedade...
O STF (Supremo Tribunal Federal) decide nesta sexta-feira (24) sobre a descriminalização (ou não) do aborto para...
“Se tem lei Maria da Penha contra a mãe (sic), eu não tô nem aí. Uma coisa eu aprendi na vida de juiz: ninguém...
A turma de Medicina da Universidade de Franca, cidade do interior de São Paulo, nem iniciou o período letivo e já...
Imagine trabalhar há 84 anos no mesmo lugar. Enquanto os millenials ficam em média 1,8 anos em seu primeiro emprego,...