Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Assim como fez em São Paulo, Waters demonstrou sua posição contrária ao candidato do PSL à presidência. Ele manteve o nome de Jair Bolsonaro junto aos “neofascistas que comandam ou podem comandar grandes nações”. Ao lado, a mensagem censurado, lembrando das vaias recebidas por parte da plateia paulista.
Mas, em Salvador o show da turnê US and Them foi especial. Politicamente ativo há mais de 40 anos, Roger Water lembrou emocionado a memória do capoeirista Moa do Katendê.
Moa do Katandê foi morto por defender voto em Fernando Haddad
Perto do final do show, o telão foi ocupado com uma grande do soteropolitano de braços abertos. O momento deixou a plateia comovida e em meio aos gritos de #EleNão, Roger passou o recado.
“Eu quero apenas ter um momento para relembrar um dos seus. Esse é um grande artista local. Ele foi brutalmente assassinado durante o processo eleitoral e era um grande exemplo para todos nós em espalhar amor, humanidade e coragem”.
No perfil do Instagram, Roger Waters agradeceu novamente. “Lembrem-se do mestre Moa. Obrigado por uma noite emocionante, Salvador”.
Moa do Katendê foi morto em um de Salvador por causa de uma discussão política. Depois de defender voto no candidato Fernando Haddad (PT), o agitador cultural foi golpeado com 12 facadas desferidas por Paulo Sérgio Ferreira de Santana, defensor de Jair Bolsonaro, representante da extrema direita.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa concluiu que o assassinato de Moa do Katendê teve motivações políticas. Um primo de Moa também foi atingido pelas facadas.
Desde o acontecimento, no bairro do Engenho Velho da Federação, Salvador e o Brasil se uniram para homenagear o legado do agitador cultural. Em São Paulo, um ato realizado na Praça da República distribuiu placas com o nome de Moa.
Representantes culturais de Salvador se uniram no Pelourinho para lembrar Moa
No Largo do Pelourinho, em Salvador, centenas de pessoas se reuniram nas escadarias da Fundação Casa de Jorge Amado para celebrar Moa. Representantes do Ilê Aiyê, Filhos de Gandhi, Muzenza, entre outros, marcaram presença. Familiares e capoeiristas da cidade também prestaram respeitos.
Em entrevista ao Hypeness no dia do acontecimento, a cantora Juliana Ribeiro e mostrou chocada com a morte provocada pelo ódio político. “As pessoas precisam entender que a gente perdeu o mestre. Um cara generoso, que fazia o que muita gente não faz. Ele tá suprindo a ausência do Estado. Ele queria fazer esse papel por ser uma alma boa”.
Assim como Gilberto Gil, abalado com a notícia, Caetano Veloso – que fez músicas inspiradas em Moa do Katandê e no Bloco Badauê, fundado pelo capoeirista, manifestou pesar e indignação com o acontecimento. O artista baiano gravou uma música em homenagem ao amigo.
“Môa era meu amigo e foi uma das figuras centrais na história do crescimento dos blocos afro de Salvador. Estou de luto por ele. Môa do Katendê, a quem devo a revelação que foi ver e ouvir o grupo de pessoas na rua cantando ‘Misteriosamente o Badauê surgiu’, foi morto a facadas por ter dito que votará em Haddad. O assassino, um bolsonarista apaixonado, foi encontrado quando tentava fugir”, declarou Caetano.
Publicidade
O servidor público Paulo Arifa foi vítima de racismo no Pantanal Shopping, em Cuiabá, no Mato Grosso. O homem, que...
Paulo Gustavo esbanjou felicidade ao celebrar o nascimento dos dois filhos gêmeos. Gerados em barriga de aluguel, os...
O nome de Leandro Prior, soldado da Polícia Militar de São Paulo, esteve no centro de uma discussão sobre liberdade...
Em Cartum, capital do Sudão, um parque ambiental chamado Al-Qureshi manteve cinco leões enjaulados em condições...
Se for mergulhar nas águas de San Juan, em Porto Rico, não deixe jamais de usar tampões nos ouvidos: é essa a...
Uma das principais ferramentas de fundamentação do liberalismo enquanto modelo socioeconômico, a meritocracia é...
Uma menina desaparecida há quase 3 anos foi encontrada no dia 15 de fevereiro debaixo da escada de uma casa na cidade...
Enquanto novos veículos surgem diariamente oferecendo oportunidade para que seus profissionais trabalhem com...
Diante de mais um triste momento em que a história se repete em seu sentido sombrio como vemos atualmente na Ucrânia,...