Inspiração

Surfista salva baleia presa em rede no mar de Santa Catarina; veja vídeo

por: Redação Hypeness

João Alberto Schmidt frequenta há muito tempo a praia de Laguna, em Santa Catarina. O srufista e empresário estava, mais uma vez, no local, quando recebeu a informação de que um filhote de baleia ficou preso em uma rede de pesca.

O empresário não pensou duas vezes e entrou no mar para salvar o animal. A operação levou cerca de três horas e João precisou lutar contra a correnteza das águas e munido de uma faca conseguiu cortar a rede.

“Eu vi que aquele bicho realmente precisava de ajuda e teria que ser naquele momento. Eu sei que existem alguns protocolos, mas no momento teria que fazer ajuda, eu não queria ver o bicho de forma nenhuma encalhar na praia ou viesse a falecer”, disse ao G1.

Apesar do sucesso, a iniciativa não é recomendada por especialistas

A operação aconteceu no Farol de Santa Marta, no sul do estado e a mãe da baleia acompanhou a situação. Para chegar até o local, o surfista usou uma moto aquática e na sequência nadou até a baleia.

João se diz ciente dos riscos, entretanto o temor de ver a baleia encalhar na praia falou mais alto.

“Não foi uma coisa fácil, também não aconselho ninguém a fazer, porque é perigoso, o bicho é gigante. A gente pegou um momento muito crítico, que foi a hora que ela já estava vindo para a praia. A gente pegou o tombo e começamos a vir com ela, foi bem dramático”, salienta.

O resgate por parte de pessoas sem experiência não é recomendado pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA) por causa dos riscos envolvendo a força da baleia, que poderia ter levado João para o fundo do mar. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), também acompanhou o resgate.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro ‘Museu da Felicidade’ do mundo é inaugurado em Copenhague